Cemig ressalta cuidados com brinquedos e eletroeletrônicos para os Dias das Crianças

Continua após a publicidade..

O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é considerado uma das principais datas para o comércio varejista brasileiro e é o momento em que muitos pais e entes queridos aproveitam para comprar presentes para a criançada. E dentre os brinquedos eletroeletrônicos, se encontram algumas das principais opções e que mais agradam, mas a Cemig alerta: é preciso ter muita atenção para que esses presentes não causem acidentes.

Uma das situações mais perigosas envolvendo aparelhos eletrônicos é a prática de utilizar os dispositivos conectados na tomada. Essa atitude pode causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Foto: Divulgação Cemig

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre de 2022, aconteceram em todo o país 54 acidentes de origem elétrica envolvendo crianças e adolescentes entre 0 a 15 anos, sendo que 34 deles foram fatais. Em Minas Gerais, no mesmo período, foram 04 acidentes de origem elétrica, sendo 02 fatais, ambos por choque elétrico.

Continua após a publicidade..

A grande maioria dessas mortes aconteceram por choque elétrico (27 vítimas), seguido por 06 fatalidades ocorridas após incêndios gerados por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 01 morte por descarga atmosférica (raio).

Apesar de parecerem inofensivos, esses equipamentos precisam ser monitorados com atenção para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Dessa forma, a Cemig lista uma série de cuidados para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento sem riscos de acidentes.

Celulares e tablets

É preciso ter muita atenção com celulares ​e tablets . É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada. “Amplamente utilizados hoje em dia, esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, alerta.

Além disso, é fundamental que as crianças tenham orientação para que os dispositivos móveis não podem ser utilizados conectados à rede elétrica. Por sua vez, os videogames devem ser desligados em caso de chuvas​ pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.

João José Magalhães Soares , gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, orienta que os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança. “Também é fundamental que os pais preferiram brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Inmetro, pois eles possuem manual de instruções ​em português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma.

Cuidados e prevenção

João José Magalhães Soares lista alguns cuidados para garantir a segurança das crianças, que são preventivos e fáceis de serem observados por todos:

-É preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção

-Os fios desencapados devem ser eliminados das residências.

-Não se deve ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada​ utilizando benjamins ou Ts. ​O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico.

-É necessário utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos.

-Também é importante não utilizar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas.

O especialista recomenda também que os pais utilizem protetores de tomada em toda a casa e não sobrecarreguem os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico e sua instalação é simples, mas deve sempre ser feita por um eletricista”, explica.

O gerente da Cemig destaca ainda que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Dessa forma, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida. Neste dia 12 de outubro nosso melhor presente será dar às crianças a possibilidade de uma brincadeira segura”, afirma.

PUBLICIDADE