O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi acionado na tarde deste domingo, 16/10, para o combate a incêndios em vegetação em cinco localidades distintas. No primeiro dos casos, um grande terreno estava em chamas no bairro Urias Barbosa de Castro.
De acordo com o sargento Angelo, chefe da equipe que atendeu as ocorrências, além da vegetação incendiada, havia também a presença de lixo e entulho. Um segundo incêndio queimou cerca de 10.000 metros quadrados de área verde nas proximidades do Parque Museu Casa de Marcier, no bairro Monte Mário.
Em seguida a este atendimento, os militares foram acionados para combater outro foco que ameaça uma área de preservação ambiental conhecida como Sericícola, no bairro Roman. Sobre esta ocorrência, o sargento Angelo Castro afirma que a rápida intervenção fez com que o incêndio não atingisse a mata fechada, onde os prejuízos ambientais seriam ainda maiores.
Foram consumidos cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação diversa (arbustos e vegetação rasteira). Em todos estes sinistros, foram utilizados abafadores, mochilas costais e técnicas de combate a incêndio florestal.
O quarto chamado referente a incêndio em vegetação foi para combater um foco em bambuzal ameaçando uma residência na Avenida Sanitária, logo atrás do Fórum em construção. Nas palavras do sargento, a ação dos bombeiros foi fundamental para proteger a residência, tendo em vista a proximidade das chamas, altura da vegetação e falta de aceiro ao redor do imóvel.
Nesta ocorrência, foi utilizada a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e montado o estabelecimento com mangueiras e esguicho. Foram consumidos cerca de 4.000 litros de água para debelar totalmente as chamas.
Já em Ponte do Cosme, o incêndio tomou conta de um pasto e queimou cerca de 1 hectare de área. O Corpo de Bombeiros alerta que provocar incêndio em matas ou florestas é crime. Quem presenciar alguém colocando fogo de forma proposital pode denunciar no 190 (Polícia Militar) ou no 193 (Corpo de Bombeiros). Equipe que realizou os combates: Terceiro sargento Angelo Castro e cabo Coutinho.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros