Na tarde do sábado, 07/01, durante patrulhamento pelo bairro Diniz em Barbacena, a Polícia Militar viu em um estacionamento três caminhonetes Hilux, novas, porém, muito sujas. O fato chamou a atenção tendo em vista que no dia 06/01, aconteceu o cumprimento de mandado de busca e apreensão onde figurou como alvo, homens com envolvimento em práticas delituosas de adulteração de sinais de identificação de veículo automotor e outros delitos.
Segundo a polícia, o dono do imóvel disse aos militares que alugava as garagens. Ele franqueou a entrada da Polícia Militar e em uma primeira consulta, verificou que as placas não conferiam com os chassis marcados nos vidros de nenhum dos três veículos. Já em uma consulta mais aprofundada, foi constatado se tratar de veículos produto de roubo.
Uma caminhonete foi furtada na cidade de Formiga no dia 02/09/2022. As outras duas foram roubadas em Itaúna na em 07/08/2022 e 02/07/2022. Um menor, 17 anos, se apresentou aos militares. Ele estava entre os alvos do mandado de busca e apreensão realizado na data de 06/01. Questionado sobre os veículos, o menor relatou que enquanto estava apreendido no estado de São Paulo por tráfico de drogas, conheceu alguns integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que o recrutou e disse que quando saísse iriam mandar três veículos para que ele os guardasse.
Quando chegou a Barbacena, recebeu uma ligação para receber os veículos e receberia o valor de R$ 50.000,00 mensalmente para tomar conta dos carros, valor esse que era trazido mensalmente por integrantes do PCC. O menor relatou ainda que pediu um amigo que alugasse as garagens para não levantar suspeição. Questionado ao menor onde estariam as chaves dos veículos, ele disse que na operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão ocorrido em sua residência no dia 06/01, as mesmas foram recolhidas pelos militares.
Diante do exposto, foi dada voz de apreensão ao menor pelos crimes de adulterar sinal de identificação de veículo automotor/ clonagem de veículo e receptação. Os veículos foram apreendidos e encaminhados para o pátio credenciado.