O Corpo de Bombeiros Militar em Barbacena foi acionado na madrugada do domingo, 19/02, por volta das 03h para atender uma grave ocorrência de deslizamento de massa na rua Ângelo Pastorine no bairro São José, nas proximidades do bairro da Penha. O chamado chegou via Centro de Operações, através do 193, informando ter havido uma grande movimentação de massa que poderia ter colapsado residências.

Residências desabaram em Barbacena. Foto: Corpo de Bombeiros
Diante da gravidade das informações e da necessidade urgente de confirmar se havia vítimas ou não, a Companhia de Bombeiros empenhou várias equipes no local, no intuito de prestar todo o apoio, assistência e salvamento que fossem necessários à população atingida. As primeiras ações dos militares, que contaram também com o apoio da Polícia Militar, foram de realizar uma varredura no entorno dos imóveis atingidos e levantar informações junto aos moradores, alguns deles desesperados por todo aquele desastre.

Apesar de todos os perigos, os bombeiros, sujeitos ao risco de novos deslizamentos, desabamentos ou acidentes no local, constataram que não houve vítimas, óbitos e nem feridos. A partir daí a preocupação naquela madrugada chuvosa foi resguardar a integridade de moradores vizinhos ao desastre e por isso, passaram a vistoriar os imóveis, a orientar moradores e a evacuar as residências afetadas.
Numa contagem inicial, cerca de 10 pessoas foram afetadas e 6 residências foram atingidas. Duas residências desabaram por conta do movimento de massa e outras 4 tiveram que ser interditadas. No local, os militares verificaram que boa parte do terreno no entorno era aterrado, com inclinação elevada e estava encharcado pela alta pluviosidade dos últimos dias e exposto à erosão.
A Defesa Civil e a Cemig também foram acionadas e comparecerem no local. “Sempre respeite as orientações dos militares em relação à interdição de imóveis, ruas, ou nas ocorrências – queremos proteger a sua vida”, diz a mensagem do Corpo de Bombeiros.
Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros