A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette expressa profunda consternação e sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento do arcebispo Emérito da Arquidiocese de Mariana – MG, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Dom Geraldo nasceu em Fundão (ES), aos 14 de março de 1942, sendo o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Iniciou seus estudos em sua terra natal, no Grupo Escolar Ernesto Nascimento. Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES) em 1954, onde realizou o Curso Colegial, sendo também aluno do Colégio Salesiano.
Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia, obtendo posteriormente a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco, em São João del Rei (MG). Em 1963, seguiu para Roma, onde obteve o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e fez especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.
Dom Geraldo foi ordenado presbítero em 15 de agosto de 1967, em sua terra natal, Fundão (ES). Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado em 31 de maio do mesmo ano em Vitória (ES). Reconhecemos sua imensa contribuição tanto como líder espiritual quanto como grande incentivador do conhecimento, da cultura e da literatura.
No exercício de sua missão, iluminou os caminhos de incontáveis fiéis, ajudando-os a enfrentar desafios e a crescer na fé. Deixou como legado uma forte comunidade cristã, unida na solidariedade e no amor fraterno. Neste momento de luto, nos unimos em oração e solidariedade aos familiares, amigos e fiéis que compartilham a dor desta perda. Que suas lembranças, seus ensinamentos e seu exemplo de vida permaneçam vivos em nossos corações, servindo como guia e inspiração. Invocamos, neste momento de profundo pesar, o conforto da fé e a esperança cristã na Ressurreição. Que Deus, em Sua infinita misericórdia, conceda a Dom Geraldo o descanso eterno e conforte todos os que sofrem sua ausência.
Moises Mota da Silva
Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette