Começa a programação do Cultura & Cidadania em Carandaí

Continua após a publicidade..

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Cultura & Cidadania oferece programação cultural em Carandaí com apresentações de artes cênicas, exibição de filmes e oficinas culturais. Todas as atividades são gratuitas e se destinam a crianças, jovens, adultos e idosos. Em sua retomada, o projeto apresenta, na Escola Municipal Deputado Abelard Pereira, o espetáculo cênico-musical “Três Fadas Moribundas”, na quinta-feira, 11 de abril, às 15h30; e “Mussum, O Filmis”, na sexta-feira, 12 de abril, às 19h. O Cultura & Cidadania também vai promover na cidade 04 oficinas: Artesanato, Teatro para crianças, Teatro para jovens e Dança.

Foto: Divulgação

De acordo com Daniel Vitral, idealizador e coordenador do projeto, a programação do festival foi pensada de forma a conectar crianças, jovens e adultos com a arte e com o aprendizado. “O Cultura & Cidadania tem impactado, há alguns anos, a vida de comunidades do interior desenvolvendo habilidades artísticas e culturais, e orientando sobre práticas de cidadania. Chegamos para mais uma edição em Carandaí com a vontade de aproximar o público do universo da arte, partindo da ideia de que a cultura é mais que um entretenimento, é também uma atividade educacional e de transformação social”, destaca Daniel Vitral.

Continua após a publicidade..

As oficinas gratuitas são voltadas para a comunidade local e receberam ao todo 120 inscrições, para preencher 80 vagas. Artesanato é a primeira oficina, que terá início na terça-feira (09/04). As oficinas de teatro “As Cenas das Infâncias” e “Jogos Teatrais e Composição de Cenas” começam na quarta-feira (10/04) e “Corpo que Brinca, Corpo que Dança” terá início na sexta-feira (12/04). Todos os materiais necessários para as aulas serão fornecidos pelo projeto. Os alunos ainda receberão um kit com camiseta, squeeze e botton. Nessa quinta-feira, dia 04 de abril, às 18:30, haverá uma reunião da equipe do projeto com os alunos e pais/responsáveis pelos alunos, para apresentar o projeto e tirar dúvidas. O encontro será no Graças Clube.

Teatro

A abertura do Cultura & Cidadania em Carandaí está marcada para a quinta-feira, 11 de abril, às 15h30, com o espetáculo cênico-musical “Três Fadas Moribundas” na Escola Municipal Deputado Abelard Pereira (Rua Coletor Clóvis Teixeira, 600 – Rosário – Carandaí/MG). A peça foi idealizada por Carol Oliveira, tem a direção de Joyce Malta e a dramaturgia de Byron O’Neill. É uma montagem divertida, voltada para todas as idades, na qual as fadas estão em busca da asa perdida de uma delas, e no meio dessa busca, falam sobre afeto, perda, busca, empatia e acolhida.

Cinema

Na sexta-feira, 12 de abril, às 19h, será exibido “Mussum, O Filmis” também na Escola Municipal Deputado Abelard Pereira. Com direção de Silvio Guindane, a produção tem no elenco Ailton Graça (como Mussum), Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal. O filme narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores de Os Trapalhões.

“No último ano, o projeto Cultura e Cidadania foi um verdadeiro sucesso no Distrito de Pedra do Sino, proporcionando experiências culturais enriquecedoras e atividades que elevaram o espírito coletivo. Em 2024, essa iniciativa inspiradora se expande para abranger toda a nossa amada cidade, marcando um ano especialmente significativo, pois celebramos o centenário de nossa emancipação político-administrativa. Quero expressar minha profunda gratidão aos organizadores, voluntários e a todos os envolvidos no Projeto Cultura e Cidadania. Convido cada um de vocês a participar ativamente desse evento, a se engajar nas atividades propostas e a compartilhar esse momento único com amigos e familiares. Que este projeto se torne uma celebração da diversidade e da riqueza cultural que nossa cidade abriga” destaca o Prefeito de Carandaí, Washington Luis.

Cultura & Cidadania

O projeto teve início em Barroso, em 2016, e já contemplou as cidades de Barbacena, Dores de Campos, Prados, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. A iniciativa conta com o patrocínio da Cimento Tupi, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio da Prefeitura Municipal de Carandaí e produção de Lais Vitral. Uma realização da Vitral Bureau Cultural e Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sobre as oficinas

Oficina de Artesanato – Macramê, Pintura em Tecido e Reciclagem

Ministrante: Associação dos Artesãos do Município de Carandaí

Aulas: Terças-feiras, das 14h às 16h 

Público alvo: interessados em geral, a partir de 16 anos

Local: Garças Clube – Rua Prof. Sebastião Patrus de Souza, 51 – Garças

Oficina de Teatro – As Cenas das Infâncias

Ministrante: Zilvan Lima

Aulas: Quartas-feiras, das 9h às 11h

Público alvo: crianças de 06 a 10 anos

Local: Salãoda Sociedade de São Vicente de Paulo – Rua Anita Alves Caldeira, 259 – Pedra do Sino

Oficina de Teatro – Jogos Teatrais e Composição de Cenas

Ministrante: Zilvan Lima

Aulas: Quarta-feira, das 14h às 16h

Público alvo: jovens de 11 a 17 anos

Local: Garças Clube – Rua Prof. Sebastião Patrus de Souza, 51 – Garças

Oficina de Dança – Corpo que Brinca, Corpo que Dança

Ministrante: Luciana Rodrigues

Aulas: Sexta-feira, das 9h às 10:30

Público alvo: crianças de 06 a 10 anos

Local: EDA – Espaço da Arte – Rua Presidente Vargas, 98, loja 1 – Centro

Sobre a programação de abertura

Espetáculo cênico-musical Três Fadas Moribundas | 11 de abril (quinta-feira) às 15h30

Ficha Técnica

Direção: Joyce Malta
Produção: Carol Oliveira e Joyce Malta
Dramaturgia: Byron O’Neill
Atuação: Carol Oliveira, Gustavo Djalva e Paloma Mackeldy
Produção Musical: Barulhista e Gustavo Djalva
Voz em Off: Iara e Joyce
Composição do Reagaton Fadástico: Carol Oliveira, Gustavo Djalva e Paloma Mackeldy
Provocadores musicais: Joyce Malta e Gustavo Djalva
Figurino: Jonnatha Horta Fortes
Próteses: Pigmalião Escultura que Mexe
Costureiras: Irene Cavalieri e Vitória Cavalieri – Ateliê Decustume
Oficina de maquiagem: Cacá Zech
Touca de crochê: Izabela Lopes
Cenotécnico: Café Móveis

Duração: 45 minutos

Classificação indicativa: Livre

Mussum – O Filmis | 12 de abril (sexta-feira) às 19h

Ficha Técnica

Direção: Silvio Guindane

Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal.

Duração: 123 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

PUBLICIDADE