Mega evento de fomento à economia local e regional, a Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Ouro Branco ganha mais uma missão na edição de 2024: abrir espaço para a promoção da responsabilidade ambiental. Além disso, recebe novamente a 42ª edição Enduro da Independência, que partirá de Ouro Branco para Paraty-RJ. Por oferecer mais aos participantes e à cidade, a quarta edição, que será realizada em setembro, recebeu o nome de SDE+. O pré-lançamento acontecerá nesta terça-feira, 18 de junho, às 19h, no Auditório Fernando de Oliveira Silva.
Durante a solenidade de pré-lançamento da SDE+, que contará com a presença de empreendedores, empresários e autoridades, serão apresentados os resultados obtidos pelo evento de 2023, os participantes do ano passado receberão seus certificados e haverá apresentação do que está programado para a edição de 2024.
Haverá também a comercialização de estandes. Ainda em 2023, participantes fizeram reservas para este ano. A feira contará com 98 lugares e a praça de alimentação, com seis. A organização está fazendo contato com esses expositores para efetivar as vendas. Os que estiverem disponíveis serão comercializados durante o pré-lançamento.
SDE+
A quarta edição da Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco, que será realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, na Praça de Eventos, é um mega evento realizado pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo a Adesiap Minas como a entidade gestora. A SDE+ ainda conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco (ACEOB), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ouro Branco, Sebrae, Governo de Minas e Codemge.
A SDE+ terá, este ano, um olhar voltado para as questões ambientais, já que o papel econômico da feira está consolidado. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Ouro Branco, Neylor Souza Aarão, “a partir de agora, a feira terá a missão de contribuir para que as empresas assumam a responsabilidade ambiental. Durante o evento, os expositores receberão um selo provisório para seus produtos e serviços que tenham apelo ambiental, já existente ou que sejam lançados durante o evento, com o quê poderão promover uma ação de marketing. Como exemplo, lojas de material de construção podem apresentar um piso ecológico feito a partir de material reciclado; lojas de roupa podem adotar medidas ambientais como a coleta seletiva e doação do material coletado para reaproveitamento; empresas de produtos químicos podem apresentar projeto de destinação adequada das embalagens. Desta forma, estamos iniciando a promoção prática do desenvolvimento sustentável em Ouro Branco”.
A feira deste ano terá, como um de seus destaques, o estande para divulgação do voo livre. Um trabalho realizado pela Prefeitura em conjunto com o IEF [Instituto Estadual de Florestas] está se consolidando na regulamentação desta prática esportiva nas unidades de conservação. Haverá ainda a cessão de um espaço para a Associação do Clube de Voo Livre de Ouro Branco.
Noutro estande, a UFSJ e outras instituições de ensino apresentarão o projeto do Observatório Astronômico, um moderno centro de observação espacial e de pesquisa que será instalado também na Serra de Ouro Branco. Haverá também o Bier Park (uma unidade de desenvolvimento econômico destinada à instalação, comercialização e produção de cerveja artesanal, bebidas e destilados) que será alojado na praça de alimentação com a participação de cinco cervejeiros artesanais de Ouro Branco.
Em outro estande, diretamente relacionado com o tema da 4ª SDE+ de Ouro Branco, estará o Ecolecione 2, onde os visitantes poderão conhecer a segunda edição impressa deste programa de educação ambiental que será lançado durante a feira, sendo que o primeiro foi um grande sucesso na cidade. Ele consiste no incentivo a participação de pessoas na coleta seletiva, na separação de material reciclável que é trocado, segundo uma tabela, por figurinhas que ilustram 60 pontos culturais de Ouro Branco. O miolo do álbum contém um mapa ilustrado, mostrando onde fica e como chegar a cada um desses pontos de destaque em importância cultural e ambiental no município.
A Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco (AAGRIFAM) utilizará seu estande para divulgar o projeto da Escola de Quitandas, realizado em parceria com a Prefeitura de Ouro Branco e a LGA Siderurgia, sob gestão financeira da Adesiap Minas. Este programa disponibiliza um espaço físico dotado de infraestrutura e equipamentos de panificação na comunidade de Carreiras, onde são oferecidos cursos de quitandas e apoio a agricultores (as) familiares, incentivando a produção e diversificação dos produtos comercializados para mais de 20 municípios e diversas empresas. O propósito é resgatar quitandas antigas da cidade, ensinar os associados a produzi-las e comercializá-las, fortalecendo a Agricultura Familiar, além de manter e incentivar a tradição mineira das quitandeiras.
Outra atração muito aguardada pelo público infantil e que estará disponível na SDE+ é o espaço kids, onde a garotada se diverte num espaço reservado com diversos jogos e brinquedos. Haverá ainda shows todos os dias e um espaço exclusivo destinado ao 42º Enduro da Independência, que promete provas com muita aventura pelo caminho. A competição é limitada a 300 participantes e a cidade deverá receber mais de 2 mil pessoas só para ver este espetáculo que terá provas nos dias 3, 4 e 5 em Ouro Branco, como evento paralelo e integrado a SDE+. Interessados em adquirir estandes devem entrar em contato com Eron Murta (Vendas de stands SDE Regional) – (31) 9 8978-4937 | – [email protected] e Campe Ouro Branco – (31) 9 99899-1111.