Lafaietense Ernani de Souza é vice-campeão dos 80 km da La Mision Brasil 2024

Continua após a publicidade..

Entre os dias 15 e 18 de agosto, o atleta lafaietense Ernani de Souza esteve na cidade de Passa Quatro no Sul de Minas disputando uma das mais importantes corridas de trilha e montanha do país, a La Mision Brasil. A competição contou com participação de mais de 4 mil atletas, número recorde segundo a organização.  

Os atletas puderam escolher entre as várias distâncias disponíveis. Ernani, pelo segundo ano disputou os 80 km. “Minha largada aconteceu as 6 horas da manhã de sexta-feira, dia 16. Tínhamos pela frente a difícil missão de completar os 80 km com seus 5200 metros de desnível positivo em um tempo máximo de 31 horas”, relatou o atleta.

Continua após a publicidade..

Segundo Ernani, cada atleta teve um tempo máximo para passar por determinado posto de checagem correndo o risco de ser cortado, pois devido a progressão extremamente lenta na montanha a medida de segurança se faz necessária. “Logo após a largada eu me posicionei na frente do pelotão, fiz um movimento de aceleração para esticar o grupo e selecionar ainda mais o número de atleta ali na frente. Logo um pequeno grupo se destacou é ficamos em um número de 6 atletas. Os primeiros 40 Km são extremamente difíceis, a parte técnica faz muita diferença no trecho que passa pelo ponto alto da prova a Pedra da Mina com seus 2798 metros de altitude, o 4º pico mais alto do Brasil”, contou Ernani.

O atleta disputou posições durante todo o dia. Apesar do esforço, ele não conseguiu alcançar o líder que abriu boa vantagem a final da prova. Ernani chegou em segundo lugar. “Agora tenho uma semana leve de treinos para me recuperar pois em setembro terei uma prova ainda mais longa no dia 20 de setembro estarei em Paraty disputando os 110 km da UTMB Paraty.

PUBLICIDADE