A Valtra, empresa comprometida com o agronegócio e a tradição rural brasileira, está organizando a terceira edição da caravana ‘Viajando com V de Valtra’. Neste ano, a ação percorrerá a histórica Estrada Real, em Minas Gerais, entre os dias 12 e 15 de setembro e tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o setor agrícola e celebrar a conexão entre história, fé e agricultura.
A caravana percorrerá cerca de 200 km, com início em Santana dos Montes e passará por Itaverava, Ouro Branco, Itatiaia, Lavras Novas, Chapada, até chegar a Mariana e Ouro Preto. Durante os três dias, os participantes, incluindo produtores rurais, agro influenciadores digitais, concessionários e a equipe Valtra, terão a oportunidade de vivenciar a Estrada Real de maneira única. A presença do ator e violeiro Diogo de Souza Brito, conhecido como Guito, que também é agrônomo, adiciona um toque especial ao evento. Guito acompanhará os participantes, levando seu conhecimento e paixão pelo campo.
O comboio será formado por 16 máquinas de várias gerações e tecnologias, indo desde modelos Valmet (antigo nome da Valtra) aos mais atuais. Independentemente da idade, os maquinários são robustos, fáceis de serem operados e entregam alta performance. Qualidades que são colocadas a prova durante o trajeto, já que transitam por longas distâncias em estradas de terra, condições diferentes da rotina nas lavouras.
A Estrada Real, com suas origens no século XVII, era a rota por onde as riquezas do Brasil colonial eram transportadas. Hoje, é a maior rota de turismo do Brasil, com 1.630 km de extensão, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de seu valor histórico, a Estrada Real é um tesouro cultural, preservando igrejas, construções e belezas naturais.
O diretor comercial da Valtra, Cláudio Esteves, destaca a importância da iniciativa. “A caravana ‘Viajando com V de Valtra’ é uma celebração da fé e da tradição agrícola que está profundamente enraizada na história do nosso país. É um evento em que reunimos agricultores, admiradores da marca e comunicadores com um mesmo objetivo que é expressar a fé e reviver o passado histórico pela rota em Minas Gerais. Acreditamos que essa conexão entre história, fé e agricultura é fundamental para compreendermos nosso passado e construirmos um futuro sustentável’, afirma. “A Valtra escolheu o Estado de Minas Gerais devido à sua importância histórica no agronegócio, religioso e cultural. A Estrada Real é um dos roteiros mais icônicos do Brasil, passando por diversos municípios ricos em paisagens, tradições e histórias. Realizar essa ação nesse trajeto permite à Valtra destacar sua conexão com o campo e a agricultura, além de demonstrar a robustez e a versatilidade de seus equipamentos em diferentes terrenos e condições. Essa escolha também reflete o nosso compromisso com a valorização do patrimônio histórico nacional”, reforça Esteves.
Para a agro influenciadora, Aretuza Negri, dona do perfil @elaedoagro o caminho tem seu aprendizado e seus desafios agregarão aos participantes. “As expectativas para essa caravana com o ‘Viajando com V de Valtra’ pela Estrada Real são as maiores possíveis, principalmente para mim, que sou uma apaixonada pelo Estado de Minas Gerais e ainda não conheço o trajeto. Fiquei muito feliz quando recebi o convite para participar, porque o roteiro era algo que já estava nos meus planos de viagem”.
Já para o agroinfluenciador mineiro e cafeicultor, João Mesquita, que usa o perfil @joaomesquitacafeicultor conta que era um sonho participar da caravana. “Para mim, como valtreiro de carteirinha, vindo de gerações, recebi o convite da Valtra para participar desta edição do ‘Viajando com V de Valtra’ aqui em Minas, e fiquei tão animado quanto uma criança que ganha doces. Agilizei a minha safra, que acontece nos meses de abril a setembro, para conseguir ir. É muito gratificante estar junto dessa marca gigante, onde todos me acolheram muito bem. Essa caravana é muito mais do que uma viagem; é uma oportunidade de mostrar a força do nosso agronegócio e a influência da Valtra no campo. Ver milhares de valtreiros acompanhando nas minhas redes sociais, onde tenho vários amigos cafeicultores, reforça que a Valtra é muito mais do que uma marca: é uma família que une gerações no agro”, diz.
Além da Aretuza e João, outros influenciadores do agro como o produtor rural Allan Pasquini @allanpasquini, Pablo Vasconcelos @tratormec_pablo, Fernando Viana @viananalida que também é produtor rural, Jedi Almeida @jedimaquinas, técnico em máquinas agrícolas e juntos somam mais de 1 milhão de seguidores, participarão da caravana na operação dos tratores. A organização conta com o auxílio e a participação das concessionárias Pianna Rural e Aliança Agrícola, que atendem diversas cidades do Estado.