A Polícia Militar alerta para o golpe do empréstimo consignado que vem sendo aplicado frequentemente principalmente tendo como alvo pessoas idosas. Segundo a polícia, nessa modalidade de golpe, o estelionatário utiliza de várias artimanhas sendo bem comum uma técnica chamada de phishing.
Essa técnica consiste em criar páginas de sites que pareçam ser de empresas legítimas, podendo também serem criadas mensagens para envio pelo WhatsApp ou mensagens SMS que aparentam ser de um remetente confiável. A vítima acreditando ser idônea aquela mensagem recebida, acessa a página do site e insere os dados do seu cartão de crédito; pronto, o criminoso tem acesso à senha do cartão e faz uso do mesmo como bem quiser.
Apesar de ser um tipo comum de ataque cibernético e já muito falado, ainda faz vítimas todos os dias, uma vez que as mensagens e técnicas por parte dos golpistas são cada vez mais convincentes e bem elaboradas. Outra artimanha acontece quando a vítima passa o cartão em uma maquininha que está com o visor quebrado ou mesmo com pouca nitidez, contribuindo para o criminoso registrar um valor muito maior do que foi informado no ato da operação e pelo fato de ser bem comum a vítima não solicitar o comprovante de pagamento, o golpe fica bem mais fácil de ser aplicado.
O uso do cartão de crédito durante uma compra online em um site pouco confiável, também coloca a pessoa em uma situação vulnerável, visto que pode ocorrer vazamento de dados por conta do sistema de segurança pouco eficiente do site.
Como proteger de golpes ao usar o meu cartão de crédito:
• Em compras online, habitue-se a utilizar o cartão virtual;
• Evite cadastrar o seu cartão em sites de assinaturas e lojas online;
• Se tem o costume de usar o cartão de crédito em locais muito movimentados, por precaução desabilite a opção de compra por aproximação;
• Não envie fotos do seu cartão e compartilhe senhas por meio de aplicativos de mensagens ou e-mails;
• Não realize pagamentos em maquininhas que estejam quebradas ou com baixa visibilidade no painel;
• Ao realizar uma compra presencial, lembre de conferir o valor no visor da maquininha e solicite o comprovante;
• Cuidado ao receber mensagens por meio de links desconhecidos. Na dúvida, não clique e apague essa mensagem;
• Se receber e-mail de uma fonte que conheça, mas o documento lhe parecer suspeito, entre em contato com essa empresa ou pessoa para confirmar a sua veracidade;
• Sempre confira se o endereço do site está correto e evite clicar em links que cheguem por mensagens, seja informando sobre a finalização da compra de um produto/serviço ou mesmo alegando sobre a necessidade de uma atualização dos dados do seu cartão de crédito cadastrado.
Fui vítima de golpe ao usar o meu cartão, e agora? o que faço?
• Assim que perceber que caiu em um golpe, imediatamente entre em contato com o banco e com a operadora do cartão através do canal do SAC e solicite bloqueio do cartão, além disso solicite o cancelamento dos pagamentos o mais rápido possível;
• Faça essa solicitação pelo SAC para garantir o registro da solicitação com número de protocolo e prazo de resposta; • Registre um boletim de ocorrência;
• Procure um advogado especializado em direito bancário e fraudes bancárias para orientar você sobre as medidas legais cabíveis.