O governador Romeu Zema definiu nesta quarta-feira (20/11), o nome do novo chefe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Paulo de Tarso Morais Filho assume o cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio de 2025/2026, sucedendo o procurador Jarbas Soares Júnior.
O governador Romeu Zema reconhece e agradece ao procurador Jarbas Soares Júnior e a toda a sua equipe pelo trabalho vigoroso em favor do Estado de Minas, em várias ações de relevância para a sociedade mineira, destacando-se os acordos das tragédias de Brumadinho e de Mariana.
Neste momento de sucessão da liderança no MPMG, é importante reforçar a necessidade de continuidade no excelente trabalho do Ministério Público nestes últimos anos, em especial no fortalecimento do combate à corrupção e a eficiência e modernização da gestão pública.
O novo procurador-geral de Justiça será nomeado nos próximos dias. A data da cerimônia de posse será divulgada posteriormente. Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho tem 57 anos e uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Atualmente, é promotor de Justiça de Defesa do Consumidor.
A nomeação de Paulo de Tarso é um marco histórico para o MPMG pois, pela primeira vez, um promotor de Justiça assume diretamente o cargo de procurador-geral de Justiça em Minas Gerais.