A quarta edição do Sonho de Natal de Barbacena trouxe muito encanto e magia para a cidade mineira localizada na região do Campo das Vertentes. De 13 a 24 de dezembro, a iniciativa, realizada pela prefeitura municipal em parceria com a CDL Barbacena, promoveu uma programação diversificada que incluiu espetáculos teatrais e musicais, Trenzinho dos Sonhos, casa do Papai Noel, as tradicionais decorações iluminadas, Paradas Natalinas e até uma pista de patinação no gelo. Tudo isso foi planejado para entreter moradores e turistas, que, além de se contagiarem com o clima natalino, ajudam a movimentar a economia do município.
O tema deste ano, “O Grande Circo de Noel”, enriqueceu a experiência cultural e ampliou o apelo turístico de Barbacena, que, desde o ano passado, ficou conhecida como a “Capital Nacional do Natal Pop”. Nesta edição, a programação foi descentralizada, uma iniciativa inédita que incluiu o bairro Pontilhão como um dos locais de destaque. De acordo com os organizadores do evento, essa estratégia visou expandir o alcance da iniciativa e beneficiar diferentes áreas da cidade, movimentando o comércio em diversos pontos.
As Paradas Natalinas agitaram o Centro, levando mais de 150 personagens para as ruas, acompanhados por músicas natalinas e até a presença das últimas três Rainhas das Rosas e Flores, um título valorizado no município conhecido como a “Cidade das Rosas”. Com a movimentação de uma multidão, as lojas e barracas tiveram sua demanda aumentada. De acordo com a organização do evento, a estimativa é que houve um incremento de 50% no volume de vendas para os comerciantes da região, sobretudo do segmento de alimentos e bebidas.
De acordo com Giovane Tavares, assessor de cultura da Prefeitura de Barbacena, a iniciativa gera retornos significativos. “A movimentação financeira estimada de R$ 50 milhões durante o período do Sonho de Natal é um indicador claro do impacto positivo proporcionado pelo evento na economia barbacenense”, disse.
O prefeito Carlos Du celebra que Barbacena agora é também conhecida como um polo turístico no período natalino. “Criamos o Sonho de Natal para revitalizar nosso comércio no pós-pandemia e agora estamos nos tornando referência quando se fala em turismo no período natalino. A cada ano o evento cresce e já estamos pensando nas inovações de 2025”, conta o gestor municipal, que estima o número impressionante de mais de 400 mil pessoas como público rotativo do evento, de 13 a 24 de dezembro. A decoração e as luzes ficam disponíveis para a visitação do público até o dia 06 de janeiro.