Fogo destrói porta da igreja de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto

Bombeiros foram acionados, na madrugada desta segunda-feira, 11/03, para debelar incêndio na porta lateral da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Ouro Preto. Uma pessoa que viu o fogo ligou para os bombeiros que usaram o caminhão bomba para apagar o fogo.

O fato se deu por volta de 4h e a ação dos militares evitou que o fogo se alastrasse para o restante do monumento histórico. O adro da igreja fica próximo das vias públicas e não há áreas fechadas que impeçam o trânsito de pessoas. As escadas das portas laterais da do templo são sempre frequentadas durante vários momentos do dia ou da noite. O dano ao patrimônio histórico é crime. Perícia foi realizada e a Polícia Civil investiga o caso.

Sobre o templo

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos surgiu em 1715, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar, e 1716, já estava instalada em uma capela própria no Bairro do Caquende, hoje Rosário.

Existe problema de falta de documentação sobre a construção da Igreja, mas, sabe-se que, em 1762, as obras já estavam adiantadas. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo IPHAN, com registro no livro de Belas Artes datado de 8 de setembro de 1939.

Fonte: Jornal Voz Ativa – Ouro Preto