Nascentes do Rio Paraopeba recebem ações de proteção em Cristiano Otoni

Nove nascentes que fazem parte do curso do Rio Paraopeba ganharam mais proteção. Neste mês, em que se celebra a importância da água, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou o cercamento das nascentes que ficam localizadas na Fazenda Soledade, em Cristiano Otoni. Esse trecho está à montante (na parte superior, na origem das águas) do local do rompimento da Barragem 1, da Vale, em Brumadinho e, também por isso, é importante que seja preservado.

Ao todo, estão sendo feitos aproximadamente 1.700 metros de cerca. Todo o material a ser usado para o cercamento foi doado pelo IEF: 600 mourões, 21 rolos de arame de 250 metros, 9 quilos de grampo e 9 fardos de balancinho, com 100 unidades cada. A área a ser cercada está inserida em uma Área de Preservação Permanente (APP), classificação que garante a proteção dos solos, matas ciliares e rios, preservando o ecossistema.

O diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o prefeito de Cristiano Otoni, José Élcio de Rezende, o proprietário da Fazenda Soledade, Rogério Andrade, e o supervisor regional da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro-Sul, Ricardo Ayres Loschi, estiveram no local para conferir os trabalhos.

“Começamos o cercamento e o plantio de mudas, configurando uma ação de extrema importância do IEF, estabelecida por meio da regional-centro sul que vai beneficiar a região próxima a Jeceaba”, explica Malard. Segundo Ricardo Loschi, este é “um trabalho não só de proteção da nascente, mas também da cabeceira. Ela tem um papel de infiltração da água no solo que é de extrema relevância”, observa.

O fragmento se encontra parcialmente cercado pelo proprietário da Fazenda Soledade, Rogério Andrade. De acordo com ele, ações no sentido de proteger as nascentes são frequentemente adotadas na propriedade. “A minha preocupação sempre foi cuidar da água, e mantê-la saudável para o consumo, e a preservação do meio ambiente”, informa.

Fonte: Agência Minas

Foto: Divulgação IEF