Estudantes e professores protestam em Lafaiete contra o bloqueio de recursos na educação

Estudantes e professores foram às ruas nesta quarta-feira, 15/05, em Conselheiro Lafaiete para protestar contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Em algumas escolas da cidade houve paralisação das atividades nesta quarta-feira em apoio ao protesto que também aconteceu em várias partes do país.

Escola como a Municipal “Dorieol Beato” e a Estadual “Monsenhor Horta” não tiveram aula nesta quarta. Em maioria, o protesto reuniu  estudantes e profissionais que atuam no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) foram para as ruas da região central da cidade exibindo cartazes e distribuíram panfletos.

Vários participantes estavam usando nariz de palhaço. A manifestação teve inicio na praça da Rodoviária e depois seguiu até a praça Tiradentes.

Bloqueio

O MEC bloqueou 24% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Tais despesas incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de pesquisas.

As verbas obrigatórias que representam 86,17% incluem salários e aposentadorias, não serão afetadas, de acordo com o MEC.