Capela da Misericórdia é inaugurada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Lafaiete

A Basílica do Sagrado Coração de Jesus ganhou na noite da sexta-feira, 21/06, mais um espaço de oração. A Capela da Misericórdia, instalada no antigo Salão de Confissões foi inaugurada e surpreendeu os fiéis pela beleza artística projetada pelo artista sacro, Júlio Quaresma.

Padre Valter Magno presidiu a missa e o terceiro dia da novena.

A inauguração aconteceu no final da celebração eucarística quando ocorreu o terceiro dia da novena do Sagrado Coração de Jesus. A missa foi presidida pelo padre Valter Magno de Carvalho, reitor do Seminário São José, em Mariana.

A expectativa dos fiéis para conhecer o novo espaço na basílica era grande. O padre Marcos Macário Mendes já havia anunciado que os fiéis iam se surpreender com a beleza artística da capela o que acabou se confirmando. Muitos não esconderam a emoção e encheram os olhos de lagrimas ao ver o antigo salão transformado em um espaço que remete a conversão e ao fortalecimento da fé.

Digna de uma basílica, a capela foi abençoada pelo padre Marcos Macário Mendes, acompanhado dos padres Geraldo Luzia e Valter Magno de Carvalho, além do diácono João Bartolomeu e de vários seminaristas. Á partir de agora as confissões na basílica acontecerão na Capela da Misericórdia que foi devidamente preparada com genuflexórios.

Na entrada da capela foi instalado um painel que recorda a passagem bíblica do filho pródigo. No centro do painel está o Pai Misericordioso, de braços abertos, simbolizando o acolhimento a cada um que entrar na capela em busca do perdão de Deus.

Painel na entrada da capela.
Painel instalado no lado interno da capela.

Atrás do painel, há a passagem bíblica do evangelho de Lucas que mostra a alegria que há nos céus quando um pecador se converte. Os vitrais da capela representam as cores do arco-íris que simboliza a aliança que Deus fez com os homens e que foi selada pelo sangue de Jesus Cristo, que está representado pela tonalidade avermelhada, que sai da parte de trás da cruz e percorre todo o local.

Vitrais da Capela da Misericórdia.

No centro está a imagem de Jesus Crucificado que foi restaurada. Junto a imagem estão as figuras de Maria Madalena, João e a Virgem Maria. Também ladeiam a Cruz os anjos da Amargura e da Agonia.

Mosaico

Quem esperava ver o mosaico instalado no novo altar da basílica durante a novena do Sagrado Coração de Jesus terá que esperar um pouco mais. Segundo o padre Marcos Macário houve um atraso na preparação do mosaico que está sendo confeccionado desde setembro do ano passado.

No início da semana um andaime chegou a ser montado o que indicava a instalação do mosaico na igreja. Mas segundo a paróquia, a estrutura foi desmontada porque a empresa responsável pela produção do mosaico afirmou que ainda faltam alguns pequenos detalhes para serem concluídos.

Ainda não foi marcada uma nova data para a inauguração do mosaico que irá enriquecer de forma artística e litúrgica o novo altar construído recentemente na basílica.