Em celebração histórica, Basílica do Sagrado Coração de Jesus inaugura mosaico em Lafaiete

Um dia histórico para os católicos de Conselheiro Lafaiete. Com uma belíssima celebração eucarística, presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Giovane Luís da Silva, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus inaugurou o mosaico instalado no altar, no domingo, 11/08. O projeto foi iniciado em outubro de 2018, pelo artista sacro, Júlio Quaresma e realizado pela mosaicista, Marinella Spadon que é referência na área no Brasil.

O reitor da basílica, padre Marcos Macário Mendes; o reitor do Seminário Arquidiocesano São José de Mariana, padre Valter Magno de Carvalho, o padre Sérgio Tomaz e vigários paroquiais, Geraldo Luzia e Afonso João Chagas e o diácono João Bartolomeu também participaram da celebração juntamente com vários seminaristas. A igreja estava repleta de fiéis na expectativa de ver de perto a obra que levou quase um ano para ficar pronta.

Até então, apenas uma pequena parte, onde está desenhado o Cordeiro, havia sido revelada. Na homilia, Dom Giovane deu uma pista de como seria o mosaico. “Daqui a pouco vamos inaugurar o mosaico que retrata a história da salvação. No centro, Cristo Glorioso”, relatou o bispo. Mas o grande momento ficou para o final da missa quando as luzes se apagaram e ao som da música “Jesus Alegria dos Homens” as cortinas se abriram e aos poucos foi aparecendo o mosaico.

Mosaico foi apresentado aos fiéis que se surpreenderam pela grandiosidade da obra.

O emocionante momento foi saudado com palmas pelos fiéis e muitos não conseguiram conter as lágrimas ao ver uma obra tão rica em simbolismo litúrgico. Ao final da celebração, o padre Marcos Macário Mendes afirmou que Dom Geraldo Lyrio Rocha foi o grande motivador para a criação do novo espaço litúrgico da basílica. Segundo ele, com a inauguração do painel está concluída a obra do presbitério da igreja. “Essa obra é um grande presente para a nossa basílica que é este espaço litúrgico”, disse.

padre Marcos Macário não escondeu a felicidade de ver a obra entregue a comunidade católica.

Feliz com o momento, o padre também lembrou o legado deixado por monsenhor Hermenegildo Adame de Carvalho com a construção do santuário basílica e agradeceu a generosidade da comunidade que apoiou na realização das obras.

O artista sacro Júlio Quaresma e a mosaicista Marinella Spadon.

Significado dos desenhos bíblicos do mosaico

O mosaico é formado por aproximadamente 310 mil pequenas tesselas de porcelana cortadas formam o painel bíblico, que possui 40 m². No centro do mosaico um desenho de Jesus vestido com uma túnica branca, representado como o rei, o Cristo Pantocrátor que significa aquele que tudo rege. Ao lado de sua cabeça, duas letras do alfabeto grego: alta e omega. No entorno da figurada de Cristo, uma áurea dourada que indica a sua glória no céu. Na cabeça, uma auréola (coroa) desenhada com três braças de cruz com alusão a dimensão salvadora de Jesus, além do fundo dourado que traz o sinal da santidade.

A mão direita de Cristo, aquela que abençoa aparece no desenho com os dedos polegar, indicador e mínimo recordando a Santíssima Trindade. Na figura, os dedos médio e anelar recordam que Cristo na natureza Divina e humana. Na mão esquerda de Jesus traz o livro dos santos evangelhos com a afirmativa “Eu Sou”.  

Os pés de Jesus aparecem na forma geométrica da terra, onde Ele é o Justo Juiz. A batalha entre o bem o mal também está representada no mosaico. Na parte inferior, dois extremos, sendo do lado esquerdo de Cristo, o inferno, destino reservado aos inimigos do céu, representado em figuras malignas e ruínas de uma civilização sem Deus. Sobre o inferno aparece a vitória de Nossa Senhora que esmaga a cabeça da serpente. No desenho, Maria aparece segurando nos braços o menino Jesus que segura a barca que é o símbolo da Igreja  

Do lado direito de Cristo está representado o triunfo da Igreja militante conduzida pelos Anjos do Apocalipse onde aparecem homens caminhando para o céu e mais acima a figura do Cordeiro de Deus. Na parte de cima do mosaico está o desenho do Espírito Santo revelando aos quatro evangelistas: João, Matheus, Marcos e Lucas. Apenas João aparece com o olhar voltado para o lado isso porque a ele foi revelado as mensagens apocalípticas e visão da Jerusalém Celeste na ilha de Patmos

Em torno do mosaico estão as seguintes inscrições: “Do céu o Senhor contemplou, viu os filhos dos homens. Do lugar de sua morada, ele observa os habitantes todos da terra. Ele forma o coração de um e te serve todos os seus atos. O Cristo Pantocrátor infunde na alma devota todos os santos sentimentos sendo Ele grande, poderoso, criador, onividente, suave, amigo dos homens, salvador, juiz, humilde, severo e misericordioso.

Confira os detalhes do mosaico no vídeo abaixo: