Secretaria de Saúde de Lafaiete recomenda a vacinação de crianças de seis a 11 meses contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete faz recomendações sobre a vacinação contra o sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitida pela fala, tosse e espirro do indivíduo infectado.

O período de incubação é de geralmente 10 dias, variando de 7 a 21 dias, a partir da data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema. Sinais e sintomas característicos são: febre alta acima de 38,5ºC, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta, exantema máculo-papular morbiliforme de direção cefalocaudal e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema).

Com o objetivo de reforçar as ações contra o sarampo no Brasil e reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de um ano de idade, neste momento o Ministério da Saúde recomenda a vacinação das crianças de 06 meses à 11 meses de idade contra o sarampo, com uma dose da vacina tríplice viral (Dose-zero).

A vacinação é a maneira mais eficiente de prevenir essa doença. As vacinas estão disponíveis na Unidade Central de Vacinação e nos Postos Estratégia Saúde da Família de Conselheiro Lafaiete.