Lafaiete recebe certificação e se integra ao Mapa do Turismo Brasileiro

Conselheiro Lafaiete recebeu do Ministério do Turismo na última quinta-feira, 12/09, o certificado digital que atesta a condição de integrante do novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. O Mapa do Turismo classifica e categoriza os municípios turísticos brasileiros, com notas de “A” a “E”.

Foto: José Carlos Vieira

A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais, que subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram avaliadas.

A certificação comprova que Conselheiro Lafaiete está inserida no mapa e que faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Conselheiro Lafaiete obteve a classificação “B”, a maior da região, sendo a única cidade do Circuito Turístico Villas e Fazendas a obter este conceito. Apenas três municípios mineiros (Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas) obtiveram conceito “A”.

O mapa pode ser acessado em mapa.turismo.gov.br.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Lana, para chegar a esta posição de destaque, Conselheiro Lafaiete cumpriu as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, de possuir Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) atuante e orçamento próprio destinado ao setor, além de possuir prestadores de serviços turísticos inseridos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.