Morte precoce de vocacionado deixa católicos de Lafaiete em luto

A morte precoce do vocacionado José Fernando da Costa Miranda, de 17 anos deixou de luto a comunidade católica de Conselheiro Lafaiete. Com um futuro promissor a serviço da Igreja Católica, o jovem que queria ser padre, morreu no sábado, 14/09, no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, onde estava internado.

José Fernando morreu aos 17 anos.

José Fernando ingressou no Grupo de Orientação Vocacional (GOV), após a semana vocacional. Após fazer a experiência da comunidade interna, estudando no Colégio Vicentino Providência em Mariana, discerniu juntamente com a equipe dos formadores em continuar o processo, neste ano de 2019 no GOV externo.

Segundo informações, desde abril deste ano, o vocacinado passou por tratamento no Hospital das Clínicas, realizando quimioterapias para eliminação de um tumor na perna. Em consequência deste tratamento, ele foi diagnosticado com uma infecção generalizada. Na tarde deste sábado, José Fernando não resistiu e morreu em Belo Horizonte.

A Paróquia de São Sebastião a qual José Fernando pertencia lamentou a morte do vocacionado. Thiago Pinheiro Magalhães, colaborador da paróquia, postou uma mensagem em sua página no Facebook. “Vá em paz meu querido. Sua luz, educação, alegria e santidade ficarão sempre em nossos corações! Peça a Deus por nós agora aí do céu”, disse.

O seminarista Raylan Silveira postou no Facebook uma foto de José Fernando segurando a imagem do Menino Jesus e escreveu uma mensagem. É com esse doce sorriso que me lembrarei de você. Deus te receba nas glórias celeste. Permaneça em paz doce guerreiro.

A Comunidade Católica Mãe de Misericórdia, de Conselheiro Lafaiete também usou o Facebook para lamentar a morte de José Fernando. “Não nos cabe questionar os desígnios de Deus, apenas devemos procurar aceitar, e n’Ele encontrar a paz e a força para seguir em frente. A Comunidade Mãe de Misericórdia se compadece da dor de todos os familiares, e se coloca em oração, para que encontrem consolo no Sagrado Coração de Jesus e Maria.Que a alma de José Fernando descanse no Senhor, e a sua memória seja recordada para sempre com amor e saudade!”, diz a nota publicada pela comunidade.  

A Arquidiocese de Mariana também em nota, manifestou pesar pelo falecimento de José Fernando e solicitou as paróquias que nas missas deste domingo, 15/09,  faça-se particular menção do vocacionado. A arquidiocese também justificou a ausência do arcebispo, Dom Airton José dos Santos à missa exequial já que ele se recupera de uma cirurgia.

Confira a nota na integra:

A Arquidiocese de Mariana recebeu com grande pesar a notícia do falecimento do vocacionado José Fernando da Costa Miranda.  Ainda em recuperação pós-operatória o Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos encontra-se impossibilitado de presidir a Missa exequial. Todavia, manifesta publicamente sua solidariedade e proximidade pela oração com os pais do vocacionado José Fernando: o Sr. Fernando Tavares de Miranda e a Sra. Edinéia de Lourdes de Miranda e demais familiares.

Solicitamos ao Revmº Clero da Arquidiocese de Mariana que nas Missas desse domingo, 15 de setembro, faça-se particular menção do vocacionado José Fernando da Costa Miranda. Igualmente elevem a Deus preces pelos seus pais e familiares nesse momento de luto.

Mariana, 14 de setembro de 2019

Mons. Luiz Antônio Reis Costa
Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana

Velório

O corpo de José Fernando da Costa Miranda está sendo velado neste domingo, 15/09, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Expedicionários, em Conselheiro Lafaiete. O velório se estenderá até às 8h30, desta segunda-feira, 16/09, quando o corpo seguirá para a igreja de São Sebastião, onde haverá a última celebração eucarística que será presidia pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana, padre Luiz Antônio Reis Costa. Após a celebração, o corpo de José Fernando seguirá para a localidade de São Gonçalo onde será sepultado.

Matéria atualizada às 12h40.