A possibilidade de aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete voltou a ser a assunto na última quinta-feira, 17/10. De acordo com o vereador Chico Paulo (PT) que defende a proposta a cidade que possui uma população acima entre 80 a 120 mil habitantes poderá ter 17 vereadores.
Chico Paulo argumentou que o aumento de vereadores não aumentaria as despesas. Segundo ele, caso houvesse uma redução ao invés de aumentar, número de cadeiras na Câmara, o repasse de recursos do município é o mesmo. “Se a Câmara decidir que ao Ives de aumentar para 17 vai diminuir para 03, o repasse é o mesmo. O mesmo dinheiro que vai pagar os 17 vai pagar os 03. Eu quero que alguém me convença que se reduzir para 03 vai diminuir o repasse do município”, argumentou o petista.
Em várias ocasiões, Chico Paulo manifestou que não será candidato em 2020, voltou a afirmar que esse será seu último mandado. Mas segundo ele, o aumento de cadeiras na Câmara, daria mais representatividade nos bairros. “Muitos bairros estão sem representatividade”, disse o vereador.
O vereador também argumentou que o aumento de vereadores também possibilitaria a eleição de candidatos com menos votos que no pleito passado porque haveria queda no quociente eleitoral, método usado para a distribuição das cadeiras pelo sistema proporcional de votos.
Mas apesar da proposta do aumento do número de vereadores ser defendida por Chico Paulo, isso não será mais possível para as eleições de 2020. De acordo com a legislação, o prazo para aprovação de projeto neste sentido terminou no dia 05 de outubro, 1 ano antes das eleições.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook