O Aeroporto Bandeirinhas em Conselheiro Lafaiete tem exercido um papel fundamental nas ações de combate a incêndio nas reservas naturais da região. Única pista de pouso e decolagem da região do Alto Paraopeba, o aeroporto mais uma vez está servindo de base para aeronaves de combate a incêndio.

Quatro aviões estão usando o local como base exercendo uma espécie plantão e devem ficar em Conselheiro Lafaiete até novembro, após o termino do período de seca. As aeronaves teriam sido contratadas pela empresa Vale por meio de convênio com o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Em 2017, o Aeroporto Bandeirinhas teve papel fundamental na força tarefa que reuniu vários órgãos para combater um incêndio de grandes proporções na Serra do Ouro Branco. A queimada durou cerca de cinco dias e vários aviões usaram a pista do aeroporto para abastecimento de água usada para apagar as chamas.

Francisco Rezende de Paula que administra o aeroporto afirmou que a pista do Bandeirinhas está em local estratégico para a realização de operações de combate a incêndio na região. No local também funciona uma oficina de manutenção de aeronaves de pequeno porte que é referência no Brasil.
As instalações contam ainda com a Escola de Aviação Civil, (formação de pilotos de aeronaves), um hangar do CEA Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG, e dois particulares. No ano passado vários eventos de paraquedismo foram realizados no aeroporto atraindo centenas de visitantes ao local. Mas apesar da importância do Aeroporto Bandeirinhas para a região, o local aguarda há anos por investimentos por parte do pode público.
O local que atualmente comporta apenas aviões de pequeno porte oferece espaço para ampliação da pista o que possibilitaria o pouso de aeronaves maiores. Mas as más condições da pista de pouso é a principal preocupação no momento. O asfalto quase já não existe mais e os buracos prejudicam pousos e decolagens.

Até o momento não há sinalização por parte da Prefeitura Municipal e nem do Governo do Estado com relação a previsão de melhorias no local. Francisco acredita que o desenvolvimento econômico de Conselheiro Lafaiete passa pela necessidade do município ter um aeroporto em condições de receber turistas e os empresários que desejam investir em Conselheiro Lafaiete e região. O aeroporto está às margens da BR-040 e há poucos quilômetros das mineradoras da região e segundo Francisco Rezende, são fatores que devem ser levados em consideração para que o local tenha prioridade de investimentos.
Criado na década de 30
O Aeroporto Bandeirinhas é uma dos mais antigos do país, criado na década de 30 para atendimento a grandes empresas da região. O local recebe constantemente aeronaves com passageiros e proprietários com destinos as empresas e turistas com destino a Ouro Preto, Mariana, Congonhas e região.
Atualmente o Estado de Minas Gerais é o operador do aeroporto, mas o patrimônio pertence ao município de Conselheiro Lafaiete.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook