Fezes de pombos provocam risco para a saúde no Centro de Referência do Idoso em Lafaiete

Uma denúncia aponta o grave problema de saúde pública causado por fezes de pombos no Centro de Referência do Idoso, situado a rua Quincas Alves, no bairro Museu em Conselheiro Lafaiete. O internauta Ismael Resende usou as redes sociais para denunciar a quantidade de fezes espalhadas por conta dos pombos abrigados no telhado do espaço pertencente a Prefeitura Municipal.

No local além de atividades com idosos, é desenvolvido também o projeto social Leander Tae Kwon Do, onde são ministradas aulas de artes marciais gratuitas para crianças e adolescentes, visando o bem estar e a orientação adequada para que não entrem para o mundo do crime. Atualmente o projeto utiliza o espaço público, mas vários cômodos estão isolados, diante da enorme quantidade de fezes que caem do forro.

Ismael Resende ressaltou que desde junho desse ano vem fazendo contatos com a Prefeitura Municipal para que faça a retirada dos pombos e a limpeza do local. “Porém até hoje o que conseguimos foram apenas promessas que não foram cumpridas por parte da Prefeitura Municipal. As aulas do projeto foram suspensas no final de julho, pois não podemos colocar em risco a saúde das crianças que participam. O pior de tudo é que mesmo sabendo da gravidade da situação, a prefeitura não suspendeu as atividades dos idosos que lá frequentam diariamente, expondo-os assim a respirar o ar que está sujeito a contaminação com fezes de pombos. O salão onde são realizadas as atividades está com o forro cheio disso. Além dos idosos, também têm os funcionários que lá ficam o dia inteiro, cinco dias por semana”, reclamou

Criptococose

A criptococose é uma doença infecciosa causada pela aspiração do fungo Cryptococcus, que pode estar presente nas fezes de aves, principalmente pombos, meio de contaminação mais conhecido.

Fungos proliferados nas fezes dos pombos transmitem doenças e podem levar a morte. Após ser inalado pelas pessoas, os fungos se instalam nos pulmões e de lá migram para o sistema nervoso central. A doença também pode resultar em meningite. Por isso, é recomendado evitar o contato com pombos e os locais onde eles se concentram.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook