Geraldo Lafayette deixará a Secretaria de Cultura e retornará ao cargo de vereador

Em breve haverá a troca de cadeiras na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. Isso porque o secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette irá retornar ao legislativo e ocupara o lugar do seu suplente vereador Osvaldo Barbosa (PP).

Eleito vereador com 1029 votos pelo PP, Geraldo Lafayette se licenciou da Câmara Municipal no início de 2017 para assumir o cargo de secretário de Cultura na gestão do prefeito Mário Marcus (DEM). Á época houve uma consulta aos segmentos culturais da cidade com relação a sua ida para a administração municipal, cargo que Geraldo Lafayette já havia ocupado entre 2005 e 2008, na gestão do prefeito Júlio Barros (PT).

Embora esteja ocupando um cargo no executivo municipal, o salário do secretário de cultura está sendo pago pela Câmara Municipal. A lei permite o vereador licenciado optar pelo salário do legislativo mesmo exercendo função no poder executivo.

Para estar apto a concorrer à reeleição nas eleições em outubro, Geraldo Lafayette terá que se desincompatibilizar da administração municipal e reassumir o cargo de vereador. A desincompatibilização é o afastamento obrigatório de cargo público de quem pretende se candidatar nas eleições deve ser feito 06 meses antes do pleito.

A medida visa assegurar que não haja nenhum tipo de influência na disputa por parte de quem ocupa cargo público, além de zelar pela igualdade dos candidatos. Sendo assim, Geraldo Lafayette decidiu que ira deixar a Secretaria de Cultura no dia 1º de março antecipando o retorno a Câmara Municipal. Com o retorno de Geraldo Lafayette ao legislativo, Osvaldo Barbosa voltará a ser suplente.

O que não se sabe ainda é se o prefeito Mário Marcus irá nomear outro secretário para ocupar a pasta.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook