100 anos de monsenhor Hermenegildo: “Ele fez um grande trabalho na terra”, diz pastor evangélico

Nesta quarta-feira, 12/02, dia em que se comemora do centenário de nascimento de monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho, várias mensagens foram postadas nas redes sociais em homenagem ao padre que marcou a cidade de Conselheiro Lafaiete.

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde monsenhor Hermengildo trabalhou por 29 anos lembrou a devoção do padre e citou uma frase dele em uma mensagem: “Levei aonde pude a devoção ao Sagrado Coração de Jesus”. “12/02/2020 -100 anos de nascimento de Monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho – saudoso pároco e reitor da Matriz Santuário Arquidiocesano Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Não existem palavras suficientes para demosntrar a nossa #gratidão a este homem, que com grande amor, difundiu em nossa região a devoção ao coração misericórdioso de Jesus. Sem medo algum, ele assumiu o grande desafio de construir um templo tão grandioso, que pudesse acomodar todos os fiéis que acorressem a este tão Sagrado Coração. Durante décadas, liderou com grande apreço a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Nela, monsenhor Hermenegildo deixou profundas marcas tanto materiais quanto espirituais que jamais serão apagadas. Muito obrigado Monsenhor Hermenegildo por tudo o bem que nos deixou! Que lá do céu, o senhor coninue intercendendo, junto ao Coração de Jesus, por cada um de nós!”, diz a mensagem.

O ex-vereador Wesley Luciano também deixou uma mensagem manifestando a saudade do padre. “Saudade eterna. Grande Servo de Deus! Inesquecível”, disse.

O jornalista José Carlos Vieira durante a primeira comunhão.

O jornalista José Carlos Vieira que recebeu a sua primeira comunhão pelas mãos de monsenhor Hermenegildo classificou o padre como grande benfeitor do Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, atual Basílica, em Conselheiro Lafaiete. “Que saudade desse grande padre! Que lá do céu ele interceda sempre pelo povo da nossa cidade que sente muito a sua falta!”, comentou o jornalista.

O pastor Antônio Siqueira reconheceu o trabalho do padre. “Gostava muito do jeito do monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho sendo eu pastor evangélico sempre gostei do modo dele falar com sinceridade do Sagrado Coração de Jesus. Quando eu cheguei nesta cidade para fazer o trabalho da Igreja Quadrangular era apenas uma Capelinha e transformou-se numa grande Catedral parabéns para ele que fez um grande trabalho na terra e hoje ele está na eternidade Deus que abençoe para todo sempre amém.

Breve biografia

Natural de Careaçu-MG, o menino Hermenegildo nasceu no dia 12 de fevereiro de 1920. Foi ordenado padre 17 de dezembro de 1944, na Matriz Nossa Senhora da Conceição de Conselheiro Lafaiete pelo bispo de Valença, Dom Rodolfo das Mercês de Oliveira Penna. Em 02 de fevereiro de 1947, o padre Hermenegildo Adami de Carvalho tomou posse como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Piranga. O padre provocou grandes transformações na estrutura da paróquia. Foi responsável pela construção do Salão Paroquial inaugurado em 1951 e considerado um marco na cultura da cidade já que no espaço eram exibidos filmes por meio de um moderno equipamento de origem alemã. À época o padre também foi responsável por realizar as modificações da Casa Paroquial.

Monsenhor Hermenegildo ao lado de Dom Oscar de Oliveira.

Além disso, o padre Hermenegildo estruturou a gráfica paroquial e fundou o jornal A Estrela da Manhã que circulava mensalmente na cidade. A construção do prédio do Ginásio Leão XIII também teve ação direta do padre que participou da vida estudantil da cidade.

O primeiro pároco do Santuário

Em 1º de janeiro de 1965, o padre Hermenegildo foi nomeado pelo então arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, como o primeiro pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete. No dia 02 de junho de 1967, o padre presidiu a primeira Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Maria nos lares e que foi transmitida pelas ondas da Rádio Carijós.

Desde então, anualmente, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, sempre se renova a consagração das famílias. Com o passar dos anos, o ato religioso se transformou na maior manifestação de fé do povo de Conselheiro Lafaiete. Atualmente a Entronização é transmitida pela Rádio Queluz FM, 99.5. A Oração do Meio Dia foi um dos programas de maior audiência da Rádio Carijós apresentado diariamente pelo padre até os seus últimos dias de vida. 

No dia 12 de fevereiro de 1968, a antiga Capela de Nossa Senhora da Paz foi demolida para dar lugar ao Santuário. Em 1975, ano em que foi inaugurado do Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, o padre Hermenegildo recebeu o titulo de monsenhor. Com a benção do pároco, monsenhor Hermenegildo, em fevereiro de 1985, foi inaugurado o Centro de Pastoral da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Monsenhor Hermenegildo também foi responsável pela construção da nova Capela de Nossa Senhora da Paz em uma área doada pelo senhor José Resende. No dia 02 de agosto de 1987, foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Paz, no bairro Resende com a benção de Dom Oscar de Oliveira.

No dia 13 de maio de 1991, o então arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nomeou monsenhor Hermenegildo como reitor do Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus e diretor geral do Apostolado da Oração na Arquidiocese de Mariana. Ainda em Conselheiro Lafaiete, monsenhor Hermenegildo foi professor de ensino religioso por muitos anos na Escola Estadual “Narciso de Queirós”.

Tendo como sonho a elevação do Santuário a condição de Basílica, monsenhor Hermengildo iniciou a obra de revestimento externo da igreja que foi concluída após a sua morte. Monsenhor Hermenegildo morreu na quarta-feira, 06 de julho, de 1994, no Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte. Ele foi sepultado no mesmo dia dentro da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook