Na sexta-feira, 26/06, o prefeito de Conselheiro Lafaiete Mario Marcus (DEM) participou de videoconferência com a Macrorregião de Saúde Centro-Sul. Vários prefeitos da região participaram da reunião virtual na qual Mário Marcus solicitou informações sobre a decisão do Governo Estado em relação a regressão à Onda Verde do plano “Minas Consciente”, permitindo o funcionamento apenas de atividades essenciais.

A regressão a partir deste sábado, 27/06, determina o fechamento dos estabelecimentos comerciais classificados na Onda Branca. O prefeito justificou seu posicionamento devido aos números de casos de Covid-19 em Conselheiro Lafaiete e a taxa de ocupação de leitos na região no momento serem baixos. No seu entendimento, poderia ser mantida a Onda Branca.

Na reunião do Comitê Extraordinário de Enfrentamento do município, realizada na sexta-feira, o prefeito colocou a proposta para a deliberação da emissão de um documento à Macrorregião Centro-sul de Saúde para encaminhamento ao Comitê do Governo Estado, solicitando a reanálise da decisão de retrocesso à Onda Verde o que foi aprovado pela maioria dos seus integrantes.
O documento será enviado na próxima segunda-feira, 27/06. Mário Marcus recomendou a população sair de casa apenas se necessário, manter o máximo de isolamento social e evitar aglomerações. O prefeito voltou a orientar que seja sempre utilizada a máscara como medida para garantir a situação da pandemia sob controle no município e a reabertura das atividades comerciais.
Comércio aberto
Apesar da deliberação da decisão para o retorno a Onda Verde, a maioria das lojas continuou funcionando normalmente na manhã deste sábado. O Centro da cidade estava bastante movimentado contrariando a recomendação das autoridades de saúde.
A Prefeitura Municipal informou que a fiscalização estava agindo. Porém, na segunda-feira, 27/06, haverá a intensificação na fiscalização dos estabelecimentos para garantir o funcionamento apenas daqueles que estão classificados na Onda Verde.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook