Com adoção de protocolos, Paróquia de São Sebastião permitirá presença dos fiéis nas missas

A Paróquia de São Sebastião em Conselheiro Lafaiete voltará com a presença dos fiéis nas missas a partir deste final de semana.  A Arquidiocese de Mariana publicou um documento na qual autoriza a retomada das missas com a presença dos fiéis respeitando os protocolos dos municípios em decorrência da pandemia da Covid-19.

Em Conselheiro Lafaiete, a Prefeitura Municipal autorizou a realização de celebrações religiosas com ocupação de 30% da capacidade das igrejas, respeitando as medidas sanitárias com distanciamento entre os presentes, uso de máscara e higienização com álcool gel.

Confira como será a retomada das missas presenciais na Paróquia de São Sebastião:

Conforme Decreto da Arquidiocese de Mariana, datado de 04 de setembro de 2020, foi estabelecida a SEGUNDA FASE do Protocolo de abertura gradual das Igrejas de nossa arquidiocese, com a permissão para celebrar a Santa Missa com a presença de fiéis. Assim sendo, esclarecemos o seguinte:

1. O protocolo entrará em vigor em nossa paróquia à partir do dia 12 de setembro de 2020.

2. Será divulgado pelas redes sociais da nossa paróquia os horários da celebração da Santa Missa na Matriz de São Sebastião.

3. A participação dos fiéis na Santa Missa será possível mediante uma senha, que estará disponível na secretaria paroquial a partir do dia 8 de setembro. Horário de funcionamento da secretaria paroquial é de terça à sexta-feira de 08 às 11h e de 13h às 16h. Tel.: 3761-2765.

4. Cada fiel poderá pegar uma senha para si e para mais uma outra pessoa. O fiel poderá participar no final de semana de uma Missa no sábado ou no domingo.

5. O espaço da Igreja será organizado seguindo rigorosamente os protocolos sanitários. Portanto, essa abertura não significa que teremos o mesmo número de fieis que costumeiramente tínhamos nas santas missas antes da pandemia. Será preciso respeitar o espaço de dois metros entre as pessoas. O espaço celebrativo será organizado a partir desse critério.

6. Na matriz de São Sebastião teremos três espaços diferentes disponibilizados para a celebração da Santa Missa, a saber: a nave central da Igreja; o salão de Santo Antônio e as tendas montadas no adro. A entrada para cada espaço será diferente; e o fiel deverá apresentar a senha na porta de entrada indicando que ele tem assento naquele espaço. Sob nenhuma hipótese será permitida a participação da Missa na Matriz de São Sebastião, sem a apresentação da senha.

7. Entre uma missa e outra, a paróquia providenciará a higienização adequada do espaço celebrativo. Por isso, as portas serão abertas 15 minutos antes do horário estipulado para a Santa Missa. Cuidem os fieis de serem pontuais, pois, uma vez iniciada a Santa Missa, teremos uma tolerância de apenas 5 minutos de atraso.

8. Todos os participantes da Missa deverão usar máscaras e durante a celebração da Santa Missa não poderão movimentar-se de um espaço para outro, nem abandonar o local reservado no banco, a não ser por necessidade extrema, qual seja ir ao banheiro ou em caso de doença.

9. Não haverá filas para a recepção da comunhão! O padre e os ministros irão até os fieis para distribuir a comunhão, que será sempre entregue nas mãos. Será disponibilizado o álcool gel para a higienização das mãos.

10.O ofertório da Santa Missa será feito depois da comunhão, no final da Santa Missa como prevenção para que os fieis não contaminem as mãos ao apresentar a oferta antes da comunhão.

11.Terminada a Santa Missa, os fieis deverão deixar imediatamente a Igreja pelas saídas que serão indicadas, evitando proximidade, contato físico e conversa desnecessária. Não será permitido grupinhos no interior ou no adro da Igreja após a Santa Missa.

12.Não será permitido o acesso dos fieis à sacristia, pois trata-se de um espaço pequeno e pouco ventilado. Antes da benção final, o padre procederá a benção de objetos de piedade e devoção.

13.A acolhida e compreensão de todos para a observância dessas orientações há de garantir a segurança sanitária para a comunidade e dar base para os próximos passos que se seguirão. Vamos todos colaborar!

Conselheiro Lafaiete, 05 de setembro de 2020

Padre Daniel Marcos Lima

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Faceboo