Prefeitura de Congonhas recebe doação de veículos para Defesa Civil

A Prefeitura de Congonhas recebeu na quinta-feira, 21/01, duas caminhonetes que servirão de apoio aos trabalhos da Defesa Civil no município. Os veículos foram doados pelas empresas mineradoras e siderúrgicas da região através da Adesiap (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes do Alto Paraopeba) e fazem parte das ações propostas pelo Grupo de Ação Mútua (GAM) no âmbito do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) e do Plano de Contingenciamento Integrado (-PLACON-i), lançado no ano passado pela Prefeitura de Congonhas.

A entrega das chaves aconteceu no pátio da Romaria e contou com as presenças do prefeito, Dr. Claudio Antônio de Souza, do vice-prefeito, Paulo Policarpo e de representantes da CSN, Gerdau e Vale. O prefeito exaltou a importância da parceira entre o setor público e as mineradoras nos trabalhos relacionados à segurança social e de barragens. “Essa união demonstra que existe uma preocupação das instituições junto com o governo para que possamos prestar um serviço mais assertivo e de qualidade para a população”, disse.

Dr. Cláudio enfatizou, ainda, que a uma melhor estruturação da Defesa Civil Municipal permitirá o apoio às cidades vizinhas em situações emergenciais. O Plano Municipal de Segurança de Barragens nasceu da necessidade de se coordenar as ações e integrar todas as informações, comandos, operações e sistemas emergenciais de barragens e de contingenciamento, unificando o monitoramento e a cadeia de decisões para enfrentamento de diversos tipos de eventos, como inundações, incêndios, deslizamentos, riscos de rompimento de barragens, entre outros, preparando o município para enfrentar de maneira eficiente qualquer situação que possa colocar em risco a integridade e segurança das pessoas.

A previsão é que sejam investidos aproximadamente R$14 milhões de reais até o final de 2021 que serão utilizados, entre outras coisas, para aquisição de um caminhão de combate a incêndios para atender a cidade.