Morre a historiadora Avelina Noronha e Lafaiete perde parte de sua história

Continua após a publicidade..

Conselheiro Lafaiete perdeu na noite desta quinta-feira, 25/02, parte de sua história. Morreu aos 86 anos, a historiadora e poetisa, Avelina Maria Noronha de Almeida. Ela estava internada no Hospital e Maternidade São José.

Com uma grande sabedoria, nos últimos anos Avelina Noronha se dedicou a contar a história da cidade de Conselheiro Lafaiete.  Em 1952, fez o curso de formação de professores no Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Em 1968, realizou Exames de Suficiente na Faculdade Santa Maria, da Universidade Católica de Minas Gerais.

Continua após a publicidade..

Era membro da Irmandade de Santo Antônio de Queluz e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG). Também foi membro da Academia de Ciência e Letras de Conselheiro Lafayette e é presidente-emérita; da União Brasileira de Trovadores, seção de Conselheiro Lafaiete. Em 1991, recebeu a Medalha “Santos Dumont” (grau Prata) conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por indicação da Academia de Letras de Minas Gerais.

Em 1993, foi homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito Cultural pelos Relevantes Serviços Prestados à Comunidade, conferido pelo município de Conselheiro Lafaiete. Em 1996, recebeu a Medalha de Mérito “João de La Salle”, conferida pela municipalidade de Conselheiro Lafaiete. Em 2003, recebeu o título de “Grande Mérito Comunitário” concedido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete (ACIAS). Em 2010, se associou ao Colégio Brasileiro de Genealogia.

Avelina Noronha soma publicações em antologias, revistas e jornais. Organizou a antologia “Poetas Queluzianos e Lafaietenses”  em 1991 e no ano seguinte, a Agenda Santo Antônio de Queluz. É autora do livro “Garimpando no Arquivo Jair Noronha”, lançado em 2013. Escreveu prefácios para livros e hinos para escolas e instituições. Desde 2006, era colunista do Jornal Correio de Minas tendo também colaborado com ao Jornal Correio da Cidade. Fonte: Colégio Brasileiro de Genealogia/ACLCL.

Velório

O corpo da historiadora Avelina Noronha está sendo velado no Solar do Barão do Suaçuí nesta terça-feira, 26/02. O sepultamento está previsto para às 14h, no Cemitério da Irmandade de Sano Antônio nas dependências do Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook

PUBLICIDADE