Durante operação policial, militares da 302ª Cia Tático Móvel receberam denúncia anônima oriunda da cidade do Rio de Janeiro-RJ, relatando que um indivíduo estaria deslocando para Conselheiro Lafaiete com armas de fogo. Diante da denúncia, a equipe policial passou a monitorar os ônibus que chegariam na cidade, vindos do Rio de Janeiro.
Os policiais se deslocaram para a cidade de Carandaí onde com o apoio da equipe da 120ª CIA PM, houve a abordagem de um ônibus que havia parado para o desembarque de passageiros. Durante a verificação foi abordado um passageiro conhecido do meio policial pela prática de diversos crimes e morador do bairro Guarani em Conselheiro Lafaiete.
Com o passageiro foi encontrada uma mochila e dentro havia duas armas de fogo, tipo pistola, ambas da marca Taurus, com a numeração suprimida, sendo uma inoxidada e outra oxidada. As armas estavam com carregadores com capacidade para 20 tiros. Perguntado a respeito das armas o passageiro se manteve em silêncio.
O passageiro foi preso em flagrante por porte irregular de arma de fogo e conduzido a Delegacia de Polícia. O autor se encontrava em cumprimento de pena em regime domiciliar.