Tiro de Guerra 04-032 de Conselheiro Lafaiete completa 70 anos de atividades no município

Continua após a publicidade..

O Tira de Guerra 04-032, de Conselheiro Lafaiete comemora 70 anos de atividades neste sábado, 07/08. Apesar de completar 70 anos com a denominação de Tiro de Guerra, a história começou bem antes na antiga Queluz com o Tiro Brazileiro Queluziano Mineiro nº 405, fundado em 1917 e que teve as atividades suspensas em 1948.

No dia 07 de agosto de 1951 o Ministério da Guerra através da Portaria 189, denominou a instituição como Tiro de Guerra 281. No dia 30 de dezembro de 1967, foi inaugurada a sede do Tiro de Guerra no bairro Museu.

Continua após a publicidade..
Foto da inauguração da sede do Tiro de Guerra no bairro Museu. Foto: acervo Mauro Dutra de Faria.

Em 1979, a instituição teve sua denominação alterada para Tiro de Guerra 04-032. Em 1999, foi inaugurada a nova sede no bairro Santa Matilde, onde está instalado o Tiro de Guerra atualmente. O Tiro de Guerra é resultado da parceria entre o município e o Exército Brasileiro. A instituição exerce um importante papel social em Conselheiro Lafaiete sendo responsável pela formação dos jovens consolidando civismo e cidadania.

Atual sede do Tiro de Guerra 04-032 no bairro Santa Matilde.

Além disso, o Tiro de Guerra também apoia outras instituições na cidade, promove ações filantrópicas e sociais junto à comunidade. Atualmente, o Tiro de Guerra conta com 100 atiradores e tem como chefe de instrução o 1° sargento Marcos. Já o 1º sargento Davi é o instrutor.

Da esquerda para a direita: secretário de Defesa Social, Rolf Ferraz; o chefe da seção de Tiros de Guerra da 4ª Região Militar, Major Furtado; o chefe da instrução do TG 04-032 e prefeito, Mário Marcus, o 1° Sgt. Marcos (chefe de instrução) e o 1° Sgt. Davi (instrutor).

“O TG faz 70 anos, na data de hoje, com uma história de transformação dos jovens, formando os combatentes territoriais, reservistas de 2° categoria, e forjando os cidadãos nos aspectos sociais”, comentou o 1º sargento Marcos. Apesar da data importante, por conta da pandemia da Covid-19 não haverá comemoração que deverá ser realizada no final do ano.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook

PUBLICIDADE