Moradores de Congonhas relataram ter sentido forte tremor de terra na noite do domingo, 15/08. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o evento foi registrado às 22h19 e teve magnitude de 2.1 mR.
A causa do tremo é desconhecida e a Prefeitura Municipal informou em nota que a Defesa Civil manteve contato com a CSN e a Vale para obter informações. A CSN não registrou problemas na barragem, segundo a Prefeitura.
Veja na integra a nota da Prefeitura Municipal
A Prefeitura Municipal de Congonhas e a Defesa Civil informam que, após receberem telefonemas de moradores do Bairro Residencial Gualter Monteiro e outros, por volta das 22h45 da noite deste domingo (15), reclamando de forte barulho e tremor de terra, estiveram no local para inspeções e vistorias. Paralalemente, a Defesa Civil manteve contato telefônico com representantes das empresas CSN e Vale para captação e alinhamento de informações. Segundo o Coronel Fagundes, gerente patrimonial da CSN, não havia nenhum registro de problemas na barragem da empresa.
A Defesa Civil de Congonhas também fez contatos com moradores do Residencial Gualter Monteiro e com a Defesa Civil do Estado. Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura e a Defesa Civil reforçaram o patrulhamento e a vistoria no local, para seguir acompanhando de perto quaisquer procedimentos e possíveis novos tremores.
Ainda na manhã desta segunda, relatórios do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília apontaram registro de um tremor que atingiu 2.1 na Escala Richter, o que explica o tremor da noite de domingo, conforme pode ser conferido no site http://obsis.unb.br/portalsis A Prefeitura Municipal de Congonhas aguarda um relatório técnico das mineradoras que atuam na cidade sobre os impactos do incidente.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook