Aluna da rede municipal de ensino de Congonhas ganha etapa estadual de concurso de poesia

A estudante Ana Alice Freitas Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, de Congonhas, ganhou primeiro lugar na etapa estadual no Concurso MPT na Escola, categoria I – Poesia, sob coordenação da professora Marlene Aparecida Leão Sabará. Um dos objetivos do concurso é selecionar e premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas públicas. Ana Alice vai representar o estado de Minas Gerais na etapa nacional em sua categoria.

Outro objetivo do concurso, que é realizado anualmente pelo Ministério Púbico do Trabalho em âmbito municipal, estadual e nacional, é de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente. 2021 foi eleito o “Ano Internacional de Erradicação ao Trabalho Infantil”. Assim, o trabalho da estudante ganha maior peso.

As ações deste projeto nas escolas municipais de Congonhas tiveram início no mês de março e os temas foram contemplados no Material de Apoio Pedagógico (MAP). Também foram disponibilizados em revistas (formato PDF), vídeos e lives vislumbrando o envolvimento da família. Os conteúdos foram trabalhados pelos professores em aulas remotas em virtude da pandemia. A etapa municipal de seleção dos trabalhos compreendeu o período de 12 a 16 de julho e a estadual de 13 de agosto a 06 de setembro.

Já etapa nacional acontece de 17 de setembro a 12 de outubro. A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, parabeniza Ana Alice, a professora Marlene, os outros participantes e deseja sucesso à nossa querida aluna na próxima etapa!!!