Na manhã da sexta-feira, 24/12, a Polícia Militar se deslocou até a Avenida Marechal Floriano Peixoto em Congonhas, onde segundo ligações, populares estariam segurando um indivíduo que tinha acabado de assaltar uma transeunte. Conforme exposto, no local foi visto pessoas segurando um homem e tentando amarrá-lo em um poste; alguns, exaltados, desferiam tapas no indivíduo.
A polícia apaziguou os ânimos e em conversa com a suposta vítima do roubo, uma mulher de 48 anos, ela confirmou ter sido abordada pelo indivíduo em questão. Ela disse que o autor a abordou com um objeto pontiagudo em seu pescoço e fazendo ameaças, levou a bolsa da vítima contendo a quantia de R$ 800,00 e um aparelho celular.
Durante a identificação do autor de 32 anos foi encontrado o objeto utilizado no delito, tratando-se de um cabo de tesoura, bem como a quantia de R$ 150,00, amassada e molhada que ele tentava colocar na boca, sendo necessário segurar o seu rosto para que não engolisse o restante do dinheiro. Ele havia engolido boa parte das outras notas subtraídas, antes da chegada da viatura e imobilização pelos populares. O autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia. O celular e a bolsa da vítima também foram recuperados