A Secretaria de Saúde de Conselheiro Lafaiete informou nesta sexta-feira, 07/01 que na primeira semana do mês de janeiro deste ano houve aumento do número de casos confirmados de Covid-19 em todo o Estado de Minas Gerias. Em todo o mês dezembro de 2021 foram confirmados 15.910 e apenas nos primeiros seis dias de 2022 já foram contabilizados 12.574 o que representa um salto significativo na ocorrência da doença.

Em Conselheiro Lafaiete, a situação se repete, sendo que em dezembro de 2021 houve a ocorrência de 50 casos em todo o mês e em janeiro deste ano já foram registrados até o 6º dia, 138 novos casos confirmados. Mesmo com o aumento de ocorrências o índice de internação permanece baixo, com a ocupação de três leitos clínicos e um leito de UTI, mas o quadro exige cuidados e atenção.
Com estes dados se acende um alerta para que a população intensifique os cuidados a fim de que a situação não se agrave e permaneça sob controle. Também está ocorrendo o aumento de casos de síndrome gripal o que vem causando grande procura pelas unidades de saúde no município, particulares e públicas. Por outro lado, avança a campanha de vacinação contra Covid-19 que em Conselheiro Lafaiete está na terceira fase (dose de reforço), sendo aplicada por agendamento nas unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF.
Para evitar agravamento da situação e colapso na rede de saúde os protocolos de prevenção continuam valendo, fazer uso correto e constante de máscara, higienizar as mãos e os ambientes e evitar aglomerações, principalmente em locais fechados.
Para o prefeito Mário Marcus, este é um momento de atenção e cuidado. “Pedimos à população que dobrem os cuidados e sigam rigorosamente os protocolos sanitários com o objetivo de prevenir a ocorrência de novos casos”, recomendou o prefeito. Ele ressalta que a administração municipal está tomando medidas necessárias para evitar agravamento da situação.