Padre Euder é empossado como reitor e pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Lafaiete

Continua após a publicidade..

Na noite do domingo, 06/02, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete acolheu o novo reitor e pároco. A celebração de posse canônica do padre Euder Daniane Canuto Monteiro foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos e contou com a participação de vários padres, diáconos e seminaristas, além de representantes de pastorais e movimentos religiosos.

O padre Euder assumiu a Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Com 10 anos de sacerdócio e 38 de idade, o padre Euder assume sua primeira paróquia. Durante a homilia, Dom Airton lembrou que o pároco deve estar à frente da comunidade da fé. “À frente não significa distante e nem acima. À frente significa no caminho para inspirar os discípulos de Cristo. Para atrair as pessoas para Cristo. As vezes ele (pároco) deve estar no meio das pessoas, no meio do povo para perceber como são as intuições, os sentimentos, as necessidades e fazer com que cada um, cada pessoa humana se sinta amada por Deus. As vezes ele (pároco) deve estar ao lado verificando e de alguma maneira fiscalizando o rebanho de Cristo. Porque as vezes acontece que no rebanho existem algumas ovelhas grandes, fortes e poderosas que amassam as outras. Atropelam as outras e de modo particular as pequenas ovelhas”, afirmou Dom Airton.

Continua após a publicidade..
Padre Euder assinando o documento de posse canônica como novo reitor e pároco da Basílica.
Dom Airton José dos Santos presidiu a celebração.

Ao se pronunciar pela primeira vez como reitor e pároco da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, o padre Euder fez questão de lembrar dos tempos que antes de ingressar no Seminário trabalhou no Centro Público de Promoção do Trabalho ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em Conselheiro Lafaiete. O padre também agradeceu o apoio de seus familiares em especial os seus pais Euzébio de Paula e Maria Eterna.

O padre Euder também destacou a missão de propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. “Chego a essa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus com o coração aberto para ser um irmão entre vocês meus irmãos. Quero pois, ser o pecador perdoado que sentindo-se tão amado por esse Coração de Jesus, desejo a ajudar sinceramente e com muita confiança nele na propagação de sua palavra e sobretudo do amor ao seu coração nestas terras de Conselheiro Lafaiete que tanto amo e também tendo em vista que aqui é uma Basílica quero ajudar que cresça e se propague ainda mais daqui o amor ao Coração de Jesus propagando essa devoção central de nossa fé como disse o nosso arcebispo também por toda Arquidiocese de Mariana como fez com tanto afinco o meu predecessor e primeiro pároco desta paróquia o estimado e saudoso, monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho que foi inclusive professor de minha mãe’, afirmou o padre.

O padre José Luiz da Silva ao lado do padre Euder.

Estar a serviço do povo de Deus para servir é o desejo do novo pároco da Basílica. “Aproveito ainda para dizer a todos vocês paroquianos. Quero muito escutar todos vocês sem distinção. Venho para servir e por isso me coloco num tempo que a postura sinodal é uma das marcas do pontificado do papa Francisco. A escuta de cada um de vocês como quem deseja aprender para que juntos como povo de Deus inspirados no Vaticano II edifiquemos nossas comunidades eclesiais missionárias. Quero caminhar junto com os conselhos dessa paróquia e de suas comunidades. Quero me abrir também aos que nesse território paroquial embora não sejam católicos queiram construir juntos comigo um serviço em prol da justiça e da fraternidade. Estou com o coração aberto para amar”, destacou.

Natural da comunidade rural de Salsa em Caranaíba que pertence à Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Capela Nova, o padre Euder foi ordenado sacerdote em 29 de outubro de 2011, na Basílica Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete. Mestre em Filosofia Teorética pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, padre Euder é especialista em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e bacharel em Filosofia pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM).

Texto: jornalista José Carlos Vieira

Fotos: Mauro Dutra de Faria

PUBLICIDADE