Confira a programação para o Dia do Sagrado Coração de Jesus em Lafaiete

Na sexta-feira, 24/06, os católicos celebram a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. De modo especial em Conselheiro Lafaiete, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus deverá receber fiéis e devotos de toda a cidade e da região durante todo o dia durante as celebrações.

Dia do Sagrado Coração de Jesus será comemorado com festa em Conselheiro Lafaiete.

Desde 2003, quando o Santuário foi elevado à Basílica pelo papa João Paulo II, o Dia do Sagrado Coração de Jesus passou a ser feriado municipal em Conselheiro Lafaiete. Para marcar a data festiva, nesta sexta-feira, haverá na Basílica às 6h, 8h, 10h, 14h, 16h e 18h. às 12h45, haverá a solene adoração ao Santíssimo Sacramento.

Está confirmada a presença de dois bispos e um cardeal na Basílica nesta sexta-feira. O arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, irá presidir a celebração eucarística, às 14h. A missa das 16h, será presidida pelo arcebispo-emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Já às 18h, a celebração eucarística terá como presidente o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

1º Pedal da Fé

Uma das novidades deste ano nas festividades em honra ao Sagrado Coração de Jesus é a realização do 1º Pedal da Fé. O início será às 8h, saindo da Praça do Cristo e chegando à Basílica do Sagrado Coração de Jesus para a missa das 10h, onde acontecerá a bênção dos ciclistas e bicicletas.

Também está prevista uma caminhada saindo no mesmo horário e local em direção à Basílica. O primeiro passeio ciclístico da família lafaietense promovido pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em parceria com a Unipac Lafaiete e a Bike Shop / Avelar e com o apoio do Supermercado Brasil, Prefeitura Municipal e academias Mais Fit, Ferraz e Contorno do Corpo.

Solene Entronização

Ato religioso que ultrapassa as gerações, a Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria é o momento mais aguardado pelas famílias católicas de Conselheiro Lafaiete. Instituída em 1967 por monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho, a Entronização é momento ímpar de consagração das famílias.

A solene Entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares acontecerá a partir das 20h30, transmitida pelas rádios Queluz 99.5 FM, Carijós 89.9 FM e 92.3 FM, Congonhas 91.3 FM, Cidade FM 98,7, São Francisco 98.7 FM, Fama 88.5 FM, Noruega 98.7 FM Web Rádio Vitral e TV Lafaiete.

Procissão motorizada

Após a Entronização haverá a volta da procissão motorizada que nos últimos nos anos não foi realizada por conta da pandemia da Covid-19. A novidade deste ano é que a durante a procissão motorizada que conduzirá as imagens do Sagrado Coração de Jesus e Maria, haverá quatro paradas. Confira o trajeto da procissão e as paradas programadas.

Saída da praça do Cristo em direção à avenida Professor Manoel Martins, passando pelo viaduto Duartina Nogueira de Resende, rua Marechal Floriano, rua São Jorgeavenida Furtado, Praça São Sebastião, viaduto Duartina Nogueira de Resende, rua Homero Seabra, rua Melo Viana, rua Afonso Pena, avenida Prefeito Mário Rodrigues Pereira, rua Benjamin Constant, rua Alfredo Elias Mafuz, avenida Santa Matilde, rua Amazonas, rua Joemir Faria, rua Políbio Rezende, rua Dr. Henrique Abreu, rua Brasil, rua Santana, rua Comendador Baeta Neves,  rua  Cel. João Gomes, rua Duque de Caxias, chegando à praça da Basílica.

Durante o trajeto serão quatro paradas conforme programação abaixo:

1ª Parada: Avenida Furtado – Posto Praça da Bandeira

2ª Parada: Praça São Sebastião – Em frente à igreja

3ª Parada: Rua Comendador Baeta Neves – Em frente ao antigo Supermercado DIA.

4ª Parada: Início da Rua Duque de Caxias – Ao lado do Empório Chico Vaca.