Exposição “Minas ReaGis” na Casa de Gonzaga em Ouro Preto

Continua após a publicidade..

A Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, recebe até o dia 24 de setembro a exposição “Minas reaGis” do multiartista Marcelo Heidenreich. O trabalho discute a mineiridade e o impacto da atividade mineradora no estado de Minas Gerais. 

Foto por:Izabella Vasconcelos de Paula

O criador da obra, é pesquisador da Tropicália, movimento cultural no final dos anos 1960, foi inspirado pelo movimento artístico e a poesia concreta, um tipo de poesia visual que estrutura o texto a partir do espaço físico em que está inserida. “Eu pesquiso sobre o momento e o movimento da tropicália, a arte ambiental de Hélio Oiticica e a poesia concreta está de certa forma nisso tudo”, conta Marcelo Heidenreich. A exposição é interativa, o visitante tem que se movimentar pela sala e observar as mudanças no cenário conforme se desloca pelo ambiente. Quem contempla a mostra também irá se deparar com o aquário-poema, uma obra inédita trazida a Ouro Preto pelo autor.

Continua após a publicidade..

A abertura da exposição aconteceu no mesmo dia do lançamento da campanha nacional para cobrança da dívida bilionária das mineradoras com os municípios do estado, organizado pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig),  no dia 24 de agosto. Marcelo Heidenreich também fala sobre o fato de escolher a mineração como temática do trabalho. “Eu morei a maior parte da minha vida em Congonhas e lá tem uma das maiores barragens em centro urbano do mundo, me assusta o tanto que as mineradoras avançam suas atividades de forma gigantesca trazendo muitos riscos para todo o meio ambiente”, explica o artista.

A mostra, que já passou pelo Museu de Congonhas, é gratuita, e fica disponível para visitação das 10h às 18h, de terça a domingo, na Casa de Gonzaga. Depois de Ouro Preto, “Minas reaGis” segue para outras cidades do estado que também convivem com a mineração.

PUBLICIDADE