Congonhas alcança meta de vacinação contra Poliomielite

Continua após a publicidade..

A Central de Imunização da Secretaria de Saúde de Congonhas informa que, após a realização de estratégias de busca ativa, o Município alcançou a meta de mais de 95% de vacinação de crianças menores de 5 anos de idade contra a Poliomielite. Para chegar ao resultado positivo, a Secretaria de Saúde, através das equipes de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – Semed, e autorização prévia de pais e/ou responsáveis pelos menores, levaram as doses contra a Poliomielite em escolas e creches para imunizar os remanescentes que, por algum motivo, não puderam tomar a dose de reforço da campanha nas UBS’s de seu território.

As equipes fizeram as convocações dos pais, sendo que alguns atenderam. Também foi necessário levar as vacinas e imunizar as crianças nos próprios domicílios, por meio das listas dos usuários cadastrados nos territórios das equipes de estratégia de saúde da Família, pois nem todos conseguiram ir até a UBS. Um outro trabalho intenso foi a análise minuciosa nos cadernos de vacinação das UBS’s para não haver perdas por algum problema que não se registrassem os dados das crianças já vacinadas.

Continua após a publicidade..

O secretário de Saúde, Allan Diego Falci, agradece a todos os profissionais de Saúde pelo empenho em não deixar o Município abaixo das metas que nos mantém livres da Poliomielite. Ele também enfatizou o trabalho dos servidores da Central de Imunização e dos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, o secretário ressaltou a importância da parceria e do trabalho conjunto com a Semed neste processo. “Nossa equipe da Prefeitura sempre se destaca positivamente no alcance das metas pela saúde dos congonhenses. Quando as Secretarias Municipais se unem, aí ficamos ainda mais fortes. Parabenizo a todos os envolvidos neste trabalho tão dedicado a nossa população. Vocês são exemplos de servidores públicos” enaltece Allan.

A Secretaria de Saúde reforça também a importância de se manter a caderneta de vacinação sempre atualizada para o controle de outras doenças preveníveis. Basta entrar em contato com a UBS de referência, conferir se falta dose de algum imunizante e realizar a vacinação.

PUBLICIDADE