A Secretaria de Municipal de Saúde de Congonhas informa que está reforçando a equipe médica da UPA 24 Horas para atendimento de pessoas com menor potencial de urgência e emergência para os horários de maior fluxo na Unidade. Trata-se de uma medida necessária em um momento em que várias pessoas têm buscado atendimento, principalmente, com sintomas gripais e quadro de viroses. De acordo com os últimos levantamentos, há vários relatos de pessoas com vômitos, diarreias e quadros febris.
A Secretaria de Saúde informa que está trabalhando com equipe completa de médicos, incluindo pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais todos os dias. Mas, diante desta situação, estrategicamente, resolveu ampliar o quadro de profissionais médicos a fim de minimizar os impactos do grande número de pessoas que buscam a UPA nesta época do ano.
O usuário entendendo que sua situação ou de seu ente próximo possa se agravar, busca a UPA para atendimento. Porém, nestes casos, a recomendação é de se procurar as UBS’s de referência nos bairros próximos às residências. A UPA é para atendimento de urgência e emergência prioritariamente. Ela possui o protocolo internacional de Manchester, que classifica os usuários por cor e identificando grau de risco à saúde. O verde e azul são para os casos menos graves. O vermelho é para aqueles casos em que a pessoa está com risco maior contra sua vida e precisa atendimento imediato.
No caso dos pacientes com classificação vermelha, toda equipe fica disponível para este usuário até que ele esteja estabilizado. Estes procedimentos, aliados ao grande número de pessoas que aguardam pela consulta na recepção da UPA e os acompanhantes, provocam maior tempo de espera.
A Secretaria de Saúde de Congonhas reforça que não medirá esforços para a melhoria contínua de atendimento dos usuários, que disponibiliza as melhores equipes e a melhor infraestrutura possível e conta com a colaboração dos cidadãos para não deixar que sua saúde fique muito debilitada para, só depois, procurar atendimento. A SMS também orienta os cidadãos para buscarem as UBS’s de referência e fazer exames preventivos anualmente ou de acordo com orientação médica.