Mártir Isabel Cristina será proclamada beata neste sábado; veja onde acompanhar a celebração

Continua após a publicidade..

A mártir Isabel Cristina será elevada às honras dos altares sendo proclamada beata neste sábado, 10/12, em Barbacena. A cerimônia será realizada às 10h, no Parque de Exposições, presidida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.. Para esse dia festivo, são esperadas 10 mil pessoas.

Isabel Cristina será declarada beata neste sábado.

Isabel Cristina será a primeira a ser declarada beata na Arquidiocese de Mariana. Mulher, jovem e leiga, Isabel Cristina viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, que inspiraram a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados. Nascida na cidade de Barbacena, em 29 de junho de 1962, ela cresceu na vivência da fé e cultivando uma relação de carinho e amor em família. 

Continua após a publicidade..
Fotos: Thalia Gonçalves

Em 1º de setembro de 1982, aos 20 anos, ela foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora, onde estava morando para preparar-se para o vestibular de Medicina. O seu agressor tentou violentá-la sexualmente e não obtendo êxito, deferiu-lhe 15 facadas, além de golpeá-la com uma pequena cadeira, lembrança de seu aniversário de três anos. 

De acordo com o Coordenador Geral da Cerimônia de Beatificação, monsenhor Danival Milagres Coelho para a Arquidiocese de Mariana, bem como a Igreja no Brasil e no mundo, é uma graça ter a beatificação de uma Leiga, jovem, que soube viver a sua fé na defesa corajosa dos seus valores. Ainda, na opinião do sacerdote, a Mártir e futura Beata é uma referência para os jovens. “Isabel Cristina afirmou: ‘é preciso resistir ao mal, custe o que custar’. E custou a vida dela. Por isso, nós agradecemos a Deus o testemunho de fé desta jovem”, enfatiza. 

Assim como Santa Maria Goretti e a Beata Benigna Cardoso da Silva, a Mártir Isabel Cristina também foi vítima de violência contra a mulher. Nesse sentido, Monsenhor Danival aponta que “na pessoa da futura Beata Isabel Cristina, nós queremos também lembrar a vida de tantas mulheres vítimas da violência, vítimas da tentativa de abuso sexual e todos esses crimes contra a mulher”.

Martírio

Devido a forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o Tribunal para a Causa de Beatificação da jovem Isabel Cristina.  Em 1º de setembro de 2009, o processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano, quando também aconteceu a exumação dos seus restos mortais e a trasladação dos mesmos para o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em sua cidade natal. 

Após onze anos, em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina, possibilitando que ela seja proclamada beata. Na opinião de monsenhor Danival, a futura beata foi vítima não somente de um, mas de dois martírios, sendo um físico e outro moral. 

“Isabel Cristina sofreu dois martírios porque, além de ter sofrido a violência física que a levou à morte, ao longo de todo o processo criminal, foram levantadas suspeitas e assim, apresentaram acusações falsas contra a moralidade da sua vida e da sua pessoa. Ela foi vítima também de calúnia e mentiras, para tentar defender o criminoso. Mas a justiça, graças a Deus, levou muito a sério o processo, revelando e comprovando toda a verdade do fato que a levou a esta morte tão violenta”, afirma.

Programação

Confira a programação completa desse grande dia:

10 de dezembro:

10h: Missa de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, Bairro João Paulo, Barbacena (MG). A celebração será presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis;

11 de dezembro:

15h: Missa em Ação de Graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Após a Santa Missa, haverá a trasladação dos restos mortais da Beata Isabel Cristina para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, com o canto do Te Deum, seguida da inauguração do Memorial da Futura Beata.

Transmissão

A cerimônia de Beatificação da Isabel Cristina será transmitida ao vivo, a partir das 10h, pela TV Rede Vida e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de Mariana e Paróquia de Piedade. 

Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação

PUBLICIDADE