A produção de instrumentos de corte é uma das mais antigas atividades praticadas pelo homem. A cutelaria que é uma arte milenar, mas que vem ultrapassando gerações.

Em Conselheiro Lafaiete, a atividade de forjar facas, espadas, punhais e machados é desenvolvida de forma artesanal no bairro Sion pelo empreendedor Gilson Canuto. Ele é natural de Caranaíba e há 25 anos trabalhou em metalurgia quando adquiriu o conhecimento para a produção de instrumentos de corte feito em metal.

Com o conhecimento, Gilson passou a colocar cabos em facas e por hobbie, produzia algum instrumento de corte artesanalmente. Com passar dos anos, ele percebeu que atividade de forjar instrumentos de corte de forma artesanal poderia se transformar em um negócio e foi aí que se dedicou a arte e começou a empreender.

Apesar do conhecimento e a força de vontade, vieram muitos desafios como apresentar o material produzido aos potenciais clientes e tirar do ofício o sustento da cutelaria para manter o negócio. “O maior gargalo é se tornar conhecido. Uma característica que não abro mão é produzir de forma artesanal genuíno. Minhas lâminas são 100% artesanais”, afirmou.

Gilson destacou ainda que a sua cutelaria é uma ferraria nos moldes antigos e não tem nada de maquinário o que garante a preservação da arte milenar. Ele produz tudo de acordo com o pedido do cliente e diariamente recebe encomendas especiais não só do Brasil como de vários países do mundo. São colecionadores de lâminas ou clientes que desejam presentear parentes ou amigos.

Atualmente seu trabalho já é reconhecido por meio de clientes que já adquiriram suas facas, espadas, punhais e até machados inspirados utilizados em filmes épicos. O produto também pode ser personalizado de acordo com o desejo do cliente. A cutelaria funciona à rua José Vitor de Carvalho, nº 450, no bairro Sion. O telefone de contato é o (31) 99884-2085.