TikTok: existe conteúdo no app que possa ser levado a sério?

Continua após a publicidade..

O TikTok é uma rede social que chegou há pouco tempo no mercado brasileiro (2018), e nesse curto período, o app se destacou muito, inclusive superou várias redes sociais, como o Snapchat, no Brasil. Porém, essa é uma rede social que ficou conhecida por suas “dancinhas” e trends

Foto de cottonbro studio no Pexels

Mas existem vários conteúdos diferentes sendo produzidos no TikTok, até mesmo guias de apostas em jogos como a roleta online. A questão é: será que os usuários realmente levam o conteúdo que veem na rede social a sério, ou estão lá apenas para se divertir? É sobre isso que nós vamos falar hoje.

Continua após a publicidade..

Por que o TikTok se tornou tão popular?

Existem várias razões pelas quais essa rede social acabou se popularizando tanto. Porém, se você acha que ela existe há apenas três ou quatro anos, está bem enganado. O TikTok já está desde 2016 no mercado, e no começo, era uma rede social voltada para adolescentes da contracultura. 

Em suma, essa era uma rede social de jovens que não queriam aderir ao Facebook, ou ao Instagram. Porém, muitas coisas mudaram, e o próprio TikTok acabou se adequando ao público geral. 

Nos últimos três anos, o aplicativo presenciou uma grande expansão no número de usuários brasileiros, que em meio aos problemas (encarados pelo mundo inteiro) estavam procurando por novas formas de se divertir online. Mas esse é apenas um dos motivos pelos quais a rede se tornou popular. Confira alguns outros abaixo: 

●      O TikTok permite que até criadores de conteúdo pequenos tenham mais visibilidade;

●      As ferramentas para edição de vídeo dentro do aplicativo são muito superiores às do Instagram;

●      Não é necessário ter nenhum tipo de habilidade profissional de edição para começar a utilizar a rede social e publicar seus conteúdos. 

Nos dias de hoje, esse aplicativo é uma verdadeira febre, e atualmente é a fonte de renda de muita gente. O TikTok é o melhor aplicativo para quem quer começar agora a carreira de influencer, já que ele tem uma entrega orgânica muito maior do que a de outras redes sociais existentes.

Diferenças entre o TikTok e o Instagram

O Instagram é a rede social mais parecida com o TikTok no momento, entretanto, vários outros serviços online já tentaram copiar a fórmula do TikTok, como o Facebook e o Youtube. Porém, tanto o Instagram quanto o próprio TikTok tem suas peculiaridades, que diferenciam bastante as duas redes sociais. Confira abaixo um pouco mais sobre essas principais diferenças. 

TikTokInstagram
É uma rede social muito mais jovem, voltada principalmente para o público da geração Z, desde o começo;O Instagram é a ‘’rede social dos millennials’’, e apenas recentemente tentou se adaptar a geração Z;
Essa rede social trabalha apenas com vídeos, curtos ou longos, em vários formatos;O Instagram é uma rede que começou focada em fotos, e assim foi por muito tempo;
Foi nesse aplicativo que as famosas “dancinhas” acabaram surgindo.O Instagram tem tentado copiar tudo o que o TikTok faz, inclusive as trends, nos últimos anos.

Essas são apenas algumas das principais diferenças que você vai encontrar entre os dois aplicativos. Por mais que o Instagram tenha mudado muito, e hoje em dia foque muito mais nos Reels e Stories, ainda assim não funciona da mesma forma que o TikTok. A principal diferença aqui é que cada um desses aplicativos foi desenvolvido especificamente para uma geração. 

Não é à toa que muitos millennials não conseguiram se adaptar ao uso do TikTok, e ainda continuam utilizando o Instagram como sua principal rede social. A única rede social que realmente ficou para trás nessa história foi o Facebook, que não conseguiu acompanhar a mudança, e hoje em dia é utilizado quase que exclusivamente pelos boomers e pela geração X.

O conteúdo do TikTok pode ser levado a sério?

Por mais que esse aplicativo tenha uma capacidade muito grande de entrega de conteúdo, a verdade é que nem todo conteúdo que você vai encontrar nele é de qualidade. Grande parte do conteúdo que você vai encontrar no app é mais voltado para o entretenimento do que para o ensino. 

Porém, existe um outro lado do TikTok que é muito diferente disso. Existem vários “subtipos de TikToks” atualmente, indo desde conteúdo sobre jogos e guias culinários, até dicas judiciais e conselhos psicológicos. 

Esse tipo de conteúdo geralmente é acessado por nichos específicos, e tem um público-alvo bem claro. Para as pessoas que fazem parte do público-alvo, o conteúdo do aplicativo pode ser levado a sério. 

O aplicativo é cheio de vídeos com dicas muito interessantes, sobre os mais diferentes assuntos e temas. O problema é que, para conseguir acessar esse tipo de conteúdo, você terá que procurar por ele, até que consiga ‘’construir’’ o tipo de feed que você prefere. Depois de você utilizar o aplicativo por alguns minutos, já vai estabelecer a sua preferência de feed, e o algoritmo vai poder entregar aquilo pelo que você se interessa.

Isso pode levar algum tempo, já que quando você começa a utilizar o aplicativo, a primeira coisa que encontra são os vídeos mais populares, com maior visualização. Para filtrar o conteúdo, basta interagir curtindo e comentando em vídeos, além de seguir pessoas do nicho que você procura.

PUBLICIDADE