Aumento do número de casos de dengue e chikungunya acende alerta em Congonhas

Continua após a publicidade..

A Prefeitura de Congonhas realiza todos os dias um trabalho incansável de combate e prevenção a dengue, zika e chikungunya em todos os territórios da cidade. A preocupação com o aumento expressivo no número de casos tem sido um alerta para os agentes de endemias.

Secretaria de Saúde de Congonhas alerta população sobre aumento de casos de dengue e chikunguny.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente neste ano de 2023 já foram notificadas 225 pessoas, sendo 38 positivos para dengue e 10 para chikungunya. A orientação da SMS é que a população receba os profissionais nas residências para que o trabalho de combate e prevenção seja realizado em todos os locais.

Continua após a publicidade..

Visitas em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios, lanternagens e ferro velho foram intensificadas. As ações envolvem orientações para toda a população e extinção de focos e criadouros. Também são realizadas palestras de educação e saúde para sanar dúvidas sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti e sua proliferação.

Os trabalhos também são realizados aos sábados para que todos os cidadãos sejam atendidos e orientados.  A divulgação dos bairros que receberão a mobilização é feita nos canais de comunicação da Prefeitura de Congonhas.

A administração municipal ainda alerta para a necessidade de um trabalho em conjunto com todos os cidadãos. Ações diárias como deixar a caixa d’água e lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, assear e guardar as vasilhas dos bichos de estimação e da bandeja coletora de água do ar-condicionado, cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água, contribuem para evitar as doenças.  

PUBLICIDADE