Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette lamenta morte de Marina Biagioni Marques

Continua após a publicidade..

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) comunica com pesar o falecimento da Acadêmica Efetiva-Fundadora Marina Biagioni Marques aos 91 anos, ocorrido na tarde desta terça-feira (4/4) no Hospital e Maternidade São José. 

Natural de Conselheiro Lafaiete, era filha do imigrante italiano Orestes Biagioni e da Profa. Rita Bastos Biagioni. Seu pai, poeta, integrou ativamente a vida cultural da cidade na primeira metade do século XX em diversas sociedades esportivas, musicais e culturais.

Continua após a publicidade..

Com notório destaque exerceu a função de terceiro-secretário do Centro Recreativo e Literário Napoleão Reys, fundado em 1924, célula mater da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette.

No transcurso de quase 70 anos, sua filha, Marina, atuou na fundação da ACLCL com objetivos semelhantes, em épocas distintas. Em seu debut colou grau no Curso Normal do Colégio “Nossa Senhora de Nazaré” (1946), onde fez, também, os Estudos Adicionais de Comunicação e Expressão em 1973.

Durante onze anos atuou na Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, onde exerceu os cargos de agente fiscal, chefe do serviço da fazenda e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de secretária municipal. Como professora ministrou o curso magistério estadual de 1ª a 4ª séries e língua portuguesa na Escola Estadual “Narciso de Queirós”. Também desempenhou atividades administrativas nas Escolas “Luiz de Mello Vianna Sobrinho” e “Oswaldo Pinto da Veiga”.

Autora de dois livros, “Pérolas de Lágrimas”, obra póstuma de seu pai, Orestes Biagioni e “Avenida Parque, Alvorecer de um Novo tempo” que conta a história do município de Conselheiro Lafaiete sob a gestão do prefeito Orlando Baêta. Deixa um terceiro livro pronto para lançamento. Uma coletânea de contos, crônicas e poemas. Dedicamos ao seu filho Roberto Biagioni, o esposo Luiz Gonzaga Santiago, netos, netas, demais familiares e amigos as nossas orações.

A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette manifesta seu mais profundo pesar pelo passamento de Dona Marina. Em sinal de respeito fica declarado luto de sete dias.

Velório e sepultamento:

O corpo de Marina Biagioni Marques será velado a partir das 8h nesta quarta-feira (5/4) no Velório São Jorge. O sepultamento está marcado para às 14h no Cemitério Paroquial de Nossa Senhora da Conceição nem Conselheiro Lafaiete.

PUBLICIDADE