O crime de estelionato é um dos mais praticados no Brasil. Ele acontece quando alguém recebe vantagem ilegal enganando outra pessoa e lhe causando prejuízo. O artigo 171 do Código Penal define o crime de estelionato e é usado, de maneira informal, até como sinônimo para a pessoa que comete essa ilegalidade.
A prática de enganar alguém para obter uma vantagem indevida é antiga, mas vem ganhando novas formas, principalmente com a vida online que tem se expandido cada vez mais. Os golpes agora também são feitos por meio do WhatsApp, Instagram, e-mail e outros aplicativos.
A Polícia Militar ressalta que, em meio a esse cenário, é preciso estar atento para não ser mais uma vítima. Só no mês de junho em Barbacena, foram registradas 40 ocorrências do dia 1º ao dia 19, uma média de dois golpes por dia. E nesses registros foram golpes das mais variadas formas sendo os mais aplicados: “familiar” que precisa de dinheiro, veículos anunciado em sites de venda (normalmente bem abaixo da tabela), anúncio em redes sociais com eletrodomésticos bem abaixo do valor comercial, empréstimo fraudulento, compras falsas no cartão de crédito para pegarem dados e advogado que liga falando que o processo foi finalizado e a vítima vai receber alguma quantia em dinheiro.
Os golpes são sempre parecidos mudando uma situação ou outra, mas todos oferecem muitas vantagens com facilidade. Então a primeira dica é: esteja sempre alerta! Não existe dinheiro fácil. Não existe situação onde para se ganhar um dinheiro, precise efetuar algum pagamento. A segunda dica é confirmar as informações e não fornecer dados. Se o golpista se passa por um familiar, confirme com alguém se ele realmente trocou de número.
Não forneça nomes, senhas, dados bancários. Se um advogado ligar falando que é de uma associação, ligue para esse local e confirme se realmente há uma ação. Desconfie de preços muito baixos. A desproporção do valor costuma ser o primeiro sinal de fraude. Levante informações sobre a pessoa que está oferecendo o produto. Pesquise se a foto do anúncio não está em outros locais já que muitas vezes os golpistas usam as mesmas fotos. Por fim, caso desconfie de alguma coisa, acione a Polícia Militar e faça um registro.