Processos digitais moderniza aprovação de projetos na Prefeitura de Lafaiete

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A modernização dos processos na gestão pública onde começa o trâmite burocrático para autorizar uma obra em qualquer cidade reduziu o tempo de espera do cidadão e economizou recursos públicos. Desde a implantação do Sistema Aprova Digital há um ano e meio a Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete vem transformando processos físicos e manuais em digitais e autônomos.

Sistema Aprova Digital foi implantado pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

Os processos em papel chegavam a consumir mais de 64 mil folhas por ano e alvarás de construção que demoravam mais de oito meses já são emitidos em cerca de 70% menos tempo. E o objetivo é reduzir para 90% o tempo de espera no próximo ano utilizando a mesma tecnologia, segundo o secretário de Planejamento, Daniel Moreira Coelho “A gestão dos processos era feita em planilhas de excel que não forneciam dados precisos e indicadores para acompanhar os resultados. Com a Aprova conseguimos entender e melhorar os processos, além de otimizar os serviços e reduzir as taxas cobradas dos cidadãos”, explica o secretário.

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Antes da migração para o modelo digital para solicitar seu pedido na secretaria o cidadão imprimia dezenas de folhas, preenchia toda papelada à caneta e só depois se deslocava até o balcão da prefeitura, onde não era incomum enfrentar filas para protocolar o pedido. Mesmo depois de toda a demora para conseguir a primeira análise, se fosse constatada qualquer irregularidade ou pendência, o processo voltava para o requerente, que precisava refazer todo processo do zero.

O idealizador da plataforma, Marco Antônio Zanatta que também é arquiteto diz que os processos digitais facilitam o trabalho de quem precisa construir e possibilitam que o profissional assuma um maior volume de trabalho. “Por ser totalmente online, é possível acompanhar o andamento dos processos em tempo real, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa de ajustes. Tudo mais rápido, sem sair de casa ou do escritório”, detalha.

Isso porque a tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema são automatizadas. Desde a implantação da Aprova em Conselheiro Lafaiete, quase 3 mil processos tramitaram de forma totalmente digital. A primeira análise passou a ser realizada em apenas três dias, em média.

Natália Fernandes, diretora de Habitação do município, afirmou que a Aprova contribuiu para implementar uma governança útil e eficiente, algo extremamente necessário em uma gestão que quer acompanhar o ritmo de uma sociedade cada vez mais digital. “Desde a implantação do processo até o uso final pelo munícipe, a plataforma ajuda e torna o processo muito mais ágil durante toda a tramitação. Ela tem uma interface amigável e permite fazer a integração dos processos de forma prática”, avalia.

Como utilizar o atendimento digital em Conselheiro Lafaiete

Entre os serviços digitais disponíveis na Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete, estão:

1.    Alvará de Construção

2.    Alvará de Reforma

3.    Aprovação de Projeto

4.    Análise de Projeto Parcelamento de Solo

5.    Certidão de Habite-se

6.    Certidão de Número

7.    Comunicação de Início de Obra

8.    Demolição

9.    Reabertura de Processos

Para fazer uma solicitação o cidadão deve acessar o site: https://conselheirolafaiete.aprova.com.br/home e criar uma conta na plataforma. Após fazer o login, é possível acessar os serviços digitais disponíveis na secretaria.

Em caso de dúvidas sobre como dar entrada em um processo digital, o usuário pode recorrer ao suporte técnico da própria plataforma que funciona em horário comercial.

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