Na madrugada desta terça-feira, 02/04, a Polícia Militar atendeu acionamento na localidade rural de Matinha/Paiolzinho em Porto Firme. Um morador de 86 anos relatou que estava no interior de sua residência quando escutou um barulho vindo da porta da cozinha que estava sendo forçada por indivíduos.
Três homens conseguiram arrombar a porta e ter acesso ao imóvel. Eles renderam o idoso com uma arma de fogo e de forma agressiva, exigiram dinheiro, revirando todos os cômodos da casa, levando roupas de cama, alimentos, um aparelho de medir pressão e os documentos de identidade e de CPF da vítima. Em suas ações, os criminosos preferem um conjunto de condições favoráveis para a prática do roubo.
Por isso, medidas simples de segurança, aliadas ao redobramento da atenção dos moradores, fazem com que as casas deixem de ser alvos fáceis deles. Para exemplificar tais medidas, estão uma boa iluminação nas entradas da propriedade que preferencialmente devem estar guarnecidas por animais treinados, uso de cercas, alarmes e câmeras de segurança, além de uma vegetação baixa para não dificultar a visibilidade ou servir de esconderijo para pessoas mal-intencionadas.
Tendo vizinhança, é aconselhável aos moradores manterem um contato constante, formando uma rede de informações para assim relatar qualquer presença estranha nas proximidades ou mesmo fazer o acionamento da Polícia Militar, via 190, a qualquer indício de perigo. A Polícia Militar procura desenvolver por meio das Patrulhas Rurais, ações para aumentar a ostensividade e com isso eliminar ou minimizar a ocorrência de roubos ou furtos nas áreas rurais, porém, a criação e a implementação de medidas preventivas ainda continua sendo a resposta mais imediata para inibir os criminosos.