A falta de planejamento na contratação da empresa responsável pela coleta de lixo foi alvo de críticas do vereador Giuseppe Laporte (Podemos). Ele ponderou que os impasses com as empresas que antecederam a Mega na prestação do serviço não podem justificar a situação de caos relatada por munícipes de diversos bairros. O edil ainda comentou que basta rodar pela cidade para perceber que a coleta tem apresentado falhas graves e que a empresa, responsável pelo serviço desde janeiro do ano passado, deve ser cobrada por parte do poder público.
Em meio ao cenário de lixo por todos os cantos, Laporte reforçou a necessidade do trabalho de fiscalização. Ele informou que a empresa já foi convocada para prestar esclarecimentos. “É necessário que seja apresentada uma programação e que essa seja executada de forma eficiente. Precisamos destacar que, ao falar em coleta de lixo, estamos nos referindo também a saúde pública. O que se vê, no entanto, são ruas com sacos de lixo espalhados por todos os cantos”, ressalta.
Giuseppe afirma que é preciso garantir a eficiência do serviço de coleta de lixo, visando atender às necessidades da comunidade, cabendo a aplicação de penalidades à empresa contratada. “O que estamos vendo, hoje, é um serviço de péssima qualidade, sem horários e, muitas vezes, descumprindo os habituais dias de coleta. A programação deve ser cumprida e a população orientada a deixar o lixo próximo do horário em que o caminhão coletor passa”, comenta.
Outra iniciativa que precisa ser incentivada é a separação do lixo, possibilitando o reaproveitamento dos materiais que podem ser reciclados. “Temos um grande potencial de reciclagem e, para isso, é preciso campanhas efetivas viabilizando a coleta seletiva em nosso município”, destaca.