Gerdau reforça suas equipes de brigada para combater incêndios florestais

Continua após a publicidade..

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em parceria com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), realiza o trabalho de monitoramento e combate aos incêndios florestais em 13 municípios mineiros. Entre eles, Belo Horizonte, Nova Lima, Itabirito, Moeda, Brumadinho, Belo Vale, Mariana, Ouro Preto, Ibirité, Sarzedo, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas. Durante o período de seca do ano, o alerta para os incêndios florestais se acende e reforça a preocupação da Gerdau com a preservação da paisagem natural de Minas Gerais.

Desde 2020, a Gerdau contrata as equipes de brigadistas especializados da AMDA, que atuam durante nesse período para monitorar e combater focos de incêndio nas áreas onde a Gerdau tem atuação e regiões vizinhas. Em Itabirito e Moeda, a atuação é durante todo o ano. As ações vão acontecer até outubro, com possibilidade de estender, caso sejam identificados cenários críticos, mesmo após o período esperado para as chuvas. Até o momento, já foram atendidas 22 ocorrências de incêndio nessas regiões. No ano de 2023, a brigada AMDA atuou no combate de 51 ocorrências de incêndio, que atingiram uma área de 288,7681 hectares.

Continua após a publicidade..

AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE

Também há atuação de monitoramento e combate a focos de incêndios de importantes unidades de conservação na região de Ouro Branco (MG), como o Parque Estadual Serra do Ouro Branco, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Gerdau, incluindo o Monumento Natural de Itatiaia e a Área de Preservação Permanente (APP) do lago Soledade. Também são realizadas atividades no entorno do distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto e nas zonas de influência das Unidades de Conservação do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda, Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Nova Lima (MG) e a Estação Ecológicas de Arêdes e Fechos, em Itabirito (MG).

Os incêndios florestais representam uma das grandes ameaças à biodiversidade nas áreas monitoradas, que preservam grandes extensões de vegetação que transitam entre o cerrado e a mata atlântica. Para preservar esse patrimônio inestimável, a Gerdau aposta na educação ambiental da população como fundamental para a prevenção. “Ações proativas ajudam a tornar ainda mais efetivo o objetivo de minimizar os impactos dos incêndios nas áreas verdes afetadas pelo fogo e, assim, conservar a diversidade biológica. A Gerdau segue investindo na preservação do patrimônio natural e qualquer pessoa que identificar um foco de incêndio aqui na região, pode acionar as Brigadas pelos telefones”, explica Manuela Mello, especialista de Meio Ambiente da Gerdau.

Serviços:
AMDA Ouro Branco: (31) 97560-7196
AMDA Várzea do Lopes: (31) 99879-2085
AMDA Miguel Burnier: (31) 99227-7590
PUBLICIDADE